Fera: aos 60 anos, morre o professor Agnando

Ele estava em Brasilia se recuperando de uma cirurgia para a retirada de um tumor. A causa teria sido um ataque do coração ou uma trombose
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Morreu aos 60 anos, um dos professores de História mais queridos e respeitados do Amapá. Agnando Costa da Conceição, de 60 anos, o “Fera”, estava em Brasília (DF) onde se recuperava de uma cirurgia para a retirada de um tumor no cérebro. A causa da morte teria sido um ataque cardíaco ou uma trombose.

O Portal SelesNafes.Com não conseguiu contato com a família, mas amigos informaram que o falecimento teria ocorrido depois do jantar, por volta das 19h de sábado (4). O professor se queixou de falta de ar e sentou no sofá para descansar quando teve um mal-súbito. Ele ainda foi levado para um hospital pela esposa e uma filha, mas não resistiu.

No dia 28 de maio, o Portal SN mostrou que a família e amigos estavam empenhados numa campanha para arrecadar R$ 55 mil que seriam necessários para a retirada de um tumor identificado como um “meningioma”, que causava crises convulsivas e desorientação cognitiva no professor.

A cirurgia retirou o tumor, mas tinha afetado a parte do cérebro que comanda a fala. Agnando estava se comunicando normalmente com amigos pelo telefone, mas era possível perceber que tinha dificuldade para pronunciar determinadas palavras. Ele ainda precisaria passar por uma terapia com um fonoaudiólogo.

“A cirurgia foi bem-sucedida, ele se recuperava bem”, explica o professor Astrogecildo Ubaiara, amigo e colega de trabalho de Agnando há cerca de 30 anos.

Durante a campanha para viabilizar a cirurgia, ele chegou a gravar um vídeo para o Portal SN agradecendo a mobilização. 

Com o amigo e colega de profissão Astrogecildo Ubaiara. Foto: Reprodução

 

Ao longo da carreira, Agnando formou mais de 20 mil estudantes e deixou uma marca na educação do Amapá. Antes do sucesso nos cursinhos, já era bem conhecido por conta das passagens pelo Colégio Amapaense, Tiradentes, Castelo Branco e escolas municipais. 

Recentemente, estava lecionando com o amigo Ubaiara na Escola Estadual Risalva Freitas do Amaral, no bairro do Pantanal, na zona leste de Macapá. Agnando estava com o mesmo entusiasmo e alegria de sempre, características que criavam laços instantâneos com seus alunos.

Homenagens nas redes

O falecimento causou grande repercussão nas redes sociais, especialmente entre ex-alunos e colegas de trabalho que fizeram homenagens ao professor.

A família ainda não divulgou onde ocorrerá o sepultamento, mas o Portal SN foi informado de que haveria uma tentativa de trazer o corpo para Macapá na tarde desta segunda-feira (6).  

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!