Fim de semana em balneários tem multas e apreensões

O objetivo da ação foi evitar aglomerações e o deslocamento da população aos balneários e distritos, o que ainda não está liberado em Macapá.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

A Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) divulgou o balanço das fiscalizações do primeiro final de semana do mês das férias. As ações do Comitê de Segurança da capital resultaram em apreensões, multas e crianças encaminhadas ao Conselho Tutelar.

O objetivo da força-tarefa foi de evitar aglomerações e o deslocamento da população aos balneários e distritos por conta da pandemia – o que ainda não está liberado em Macapá. A operação visou também coibir o uso de linha chilena e com cerol [vidro cortante com cola].

Flagrados no Complexo Turístico do Araxá descumprindo o decreto de quarentena do município…

… os frequentadores foram mandados pra casa. Fotos: Divulgação/GCMM

Banhistas flagrados no Deck do Curiaú também foram mandados pra casa

O local de maior movimento foi a orla do bairro Perpétuo Socorro. As pessoas foram abordadas e orientadas a retornar para casa.

Na Fazendinha, Curiaú e região da Pedreira a movimentação foi considerada tranquila, por conta das barreiras. A GCMM empregou na ação 40 homens, divididos em 7 viaturas e na unidade móvel de monitoramento.

Durante a fiscalização itinerante, 10 pessoas foram multadas na orla do Perpétuo Socorro, zona leste de Macapá, e 3 no balneário da Fazendinha, a 12 km do Centro da capital. Eles pagarão multa no valor de R$ 130,16 e perderão 4 pontos na carteira por descumprimento do rodízio de placas.

Fiscalização também flagrou motoristas descumprindo o rodízio de placas. Eles pagarão multa

As ações também chegaram às praças e outros logradouros públicos. Pessoas que praticavam esportes coletivos foram flagrados descumprindo também a obrigatoriedade do uso de máscaras. Elas foram apenas orientadas, mas a Guarda alertou que as próximas ações serão mais rígidas.

subcomandante da Guarda Municipal, Delcival Camarão: “As pessoas não estão mais levando a sério a questão do coronavírus”. Foto: Rodrigo Índio/SN

“As pessoas não estão mais levando a sério a questão do coronavírus. A gente está nas praças. Mas tem gente que faz aglomeração na porta de casa. Não pode. É muito complicado. A Guarda está todo santo dia mandando o povo ir pra casa, é preciso consciência”, comentou o inspetor Delcival Camarão, subcomandante da Guarda Municipal.

Pipas

Foram três dias de fiscalização com o apoio do Conselho Tutelar. O primeiro foi educativo. Mas no segundo dia, 12 crianças foram encaminhadas para o Conselho Tutelar. Já no terceiro dia, 15 crianças foram recolhidas por conta de linha encerada. Os pais tiveram que responder pelos atos.

Na ação, que vai continuar por todo mês de julho…

… centenas de carretéis de linhas enceradas e chilenas foram apreendidos

“Temos um resultado positivo com relação a esse primeiro final de semana. Não tivemos ocorrências graves nos balneários. A população respeitou a Guarda e se retirou do local, mas ainda com muito problema de bebida e aglomeração”, acrescentou Camarão.

Na ação, que vai continuar por todo mês de julho, 350 carretéis foram apreendidos.

Denúncias

Quem flagrar aglomerações ou o uso de cerol na brincadeira pode acionar a Guarda Municipal pelos números do “disk pega o beco”. São eles (96) 98813-9001 (Centro), (96) 98813-9002 (Zona leste), (96) 98813-9003 (zona oeste), (96) 98813-9004 (zona norte) e (96) 98813-9005 (zona sul).

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!