Geap é condenado a dar assistência a jovem com paralisia

Decisão é da 4ª Vara Cível e de Fazenda Pública de Macapá.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

A juíza Maria Alaide de Paula, da 4ª Vara Cível e de Fazenda Pública de Macapá, determinou que o plano de saúde Geap arque com todos os custos do tratamento de saúde do jovem Marcos Micael da Silva Mourão, de 26 anos, que tem paralisia e está em estado grave de saúde.

No início do mês, o jovem que nasceu com má formação dos ossos e hidrocefalia, teve seu quadro de saúde agravado, pois não estava se alimentando. A família relatou na ocasião que ele parecia sentir dor ao se alimentar e o temor era que o refluxo o fizesse ter complicações mais graves.

Com tudo isso, o jovem foi operado com a ajuda de amigos e pessoas anônimas, que fizeram uma coleta virtual, também impulsionada pelo Portal SelesNafes.com. Entretanto, nesta última semana a situação de Marcos Micael piorou.

Desnutrido

Ele está muito magro e mesmo depois da operação, que implantou uma sonda para a alimentação do rapaz, a família o vê correndo sério risco. Por isso, buscaram a Justiça, já que o Geap se negou a atendê-lo, alegando uma carência de 90 dias.

“Na sexta-feira, por volta de uma da tarde, a dona Dynadir [mãe de Marcos Micael] ligou desesperada porque ele passou mal, com convulsão, desmaio, e ela levou ele para o São Camilo e o plano de saúde Geap negou atendimento, dizendo que tinha uma carência de 90 dias, mesmo ele estando entre a vida e a morte. Então, o hospital não pôde fazer nada, porque o plano não autorizou”, contou o advogado Hugo Leite, que é primo de Marcos Micael.

A decisão da juíza determina uma multa de R$ 10 mil por dia em caso de descumprimento da decisão por parte do Geap, com limites iniciais até R$ 100 mil, a serem revestidos para a família do jovem. Na decisão, a juíza decidiu.

“Defiro o pedido de tutela de urgência para determinar a parte ré que proceda com o imediato tratamento do autor Marcos Micael da Silva Mourão junto ao Hospital São Camilo, autorizando as intervenções médicas que o caso reclamar, inclusive, com deslocamentos a outras unidades da federação que o réu tiver convênio”, diz trecho da decisão.

No final da tarde desta terça-feira (28) a família, enfim, havia acabado de receber uma ligação do Geap, informando que Marcos Micael já poderia ser levado para internação no Hospital São Camilo.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!