Agentes de endemias de Macapá começaram a fazer a fazer um trabalho concentrado em 28 pontos da cidade onde foram identificados focos acima da delimitação de segurança do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.
Os locais estão em todas as zonas da capital do Amapá, nos Bairros Buritizal, Beirol, Congós, Jardim Marco Zero, Santa Inês, Vale Verde, Zerão, Rodovia JK, Marabaixo e Vila do Coração.
As áreas estão agora dentro do Plano de Ação de controle ao Aedes aegypti ativado pela Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 14 a 22 de julho, o município foi classificado como baixo risco. Contudo o índice também apontou que que há criadouros de mosquitos no lixo domiciliar dessas 28 áreas.
Por isso, os agentes começaram desde a terça-feira (28) a intensificar visitas residenciais para fazer tratamento focal com larvicida e eliminação de criadouros em potencial que possam servir para a proliferação do mosquito.