Prefeito indígena assume oficialmente e mira reabertura do comércio

Município no extremo norte do Brasil, fica a 590 quilômetros de Macapá, capital do Amapá.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Em cerimônia na Câmara de Vereadores, o indígena Erlis Karipuna (PSB), de 48 anos, recebeu nesta terça-feira (7) o termo de posse de prefeito do município de Oiapoque, extremo norte do Brasil e do Estado do Amapá.

Ele assume após o afastamento de Maria Orlanda Marques (PSDB), por suspeita de desvio de testes e remédios para a covid-19 no âmbito da operação Panaceia, da Polícia Federal (PF), deflagrada nos dias 14 e 24 de junho. A prefeita está afastada há cerca de duas semanas como medida cautelar, expedida pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

Erlis recebeu nesta terça-feira (7) o termo de posse de prefeito do município de Oiapoque…

… do presidente da Câmara de vereadores José Nazaré Lobão. Fotos: Humberto Baía

Da etnia Karipuna e da aldeia Manga, também localizada no município, Erlis é o segundo indígena a sentar na cadeira de prefeito do município. Ao Portal SelesNafes.com, ele falou das prioridades e perspectivas para esses cinco de meses de mandato que provavelmente irá completar.

SelesNafes.com: Como o senhor recebeu a notícia do afastamento da prefeita Maria Holanda?

Erlis Karipuna: Eu recebi a notícia do afastamento da prefeita, estava na aldeia e quando eu soube vim para a cidade ver o que estava acontecendo, porque eu não tinha certeza do que era, então, quando eu cheguei, houve comentários, a polícia nos informou que ela tinha sido afastada e como vice-prefeito eu assumi interinamente, e ontem foi a minha posse de prefeito em exercício.

Ao assumir, Karupuna falou das suas prioridades para o curto mandato

SN: Qual é a principal meta para o município de Oiapoque?

EK: Nossa principal meta está em cima da pandemia [de covid-19], nosso principal foco é a pandemia, para que a gente possa amenizar essa situação desse inimigo invisível, para que nós possamos dar início à abertura de comércios, restaurantes e também a educação do município.

SN: E para o futuro, quais seriam os projetos, até dezembro, caso o senhor fique até lá?

Prefeito Erlis: “Nossa principal meta está em cima da pandemia”

EK: Até dezembro meu projeto é sobre a estrutura das ruas, pavimentação, a saúde, investir mais na saúde, na educação, a limpeza pública do nosso município e a construção de algumas obras que já estão em andamento e a gente vai dar continuidade e o término final se chegarmos até dezembro. Esse é o nosso projeto durante esses seis meses.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!