Após 4 meses no vermelho, setor de serviços volta a crescer no Amapá

Crescimento foi registrado em junho, um mês depois do pico da pandemia do novo coronavírus
Compartilhamentos

O volume de serviços no Amapá cresceu 8,8% no mês de junho, segundo o IBGE. Foi o maior crescimento do país entre os 26 estados e o Distrito Federal para o período. Além do comércio, este segmento econômico envolve atividades de transporte, alimentação, comunicações, instituições financeiras, administrações públicas, entre outras.

A alta na série com ajuste sazonal foi registrada no período seguinte ao pico da pandemia, no mês de maio. Foi o primeiro crescimento após quatro meses de taxas negativas seguidas, quando o setor acumulou perda de 11,6% no estado.

Contudo, na série sem ajuste sazonal, em comparação com junho de 2019, o volume de serviços recuou 13,5%, oitava taxa negativa seguida. Já no acumulado do ano, o volume de serviços caiu 11,6% frente a igual período de 2019 – perfeitamente justificado pela pandemia do coronavírus.

Segundo a pesquisa, os efeitos negativos da pandemia sobre o setor de serviços começaram a ser sentidos apenas nos últimos 10 dias do mês março e se aprofundaram nos dois meses subsequentes, provocando uma retração de 10,7% no período março-maio. Vale ressaltar que o recuo de fevereiro (-1,8%) foi conjuntural e refletia uma acomodação do setor de serviços frente ao fim de 2019, aponta o IBGE.

Mesmo com a maior alta (8,8%) da série iniciada em janeiro de 2011, o volume de serviços no Amapá ainda está 56,3% abaixo do recorde histórico, de agosto de 2012, e 12,7% abaixo de fevereiro de 2020, mês que antecedeu as medidas de isolamento social.

Entre os locais com resultados positivos no mês estão São Paulo (5,1%), Rio de Janeiro (3,6%), Minas Gerais (4,7%), Rio Grande do Sul (6,6%) e Distrito Federal (6,6%).

A Pesquisa Mensal de Serviços produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no País, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!