Por RODRIGO ÍNDIO
Quem passa pela frente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Amapá, no Bairro São Lázaro, na zona norte de Macapá, não demora para perceber que o cemitério de veículos cresceu bastante durante a pandemia. Um leilão que ajudaria a esvaziar o lugar foi adiado por conta da crise sanitária.
São carros e motos que foram apreendidos em ações de fiscalização e os donos não foram quitar os débitos para reaver os veículos, alguns parados há meses, e outros há anos.
Com a pandemia, o Detran informou que o tradicional leilão de veículos, que ocorre normalmente em junho, foi adiado. Enquanto isso, a ferrugem e o mato tomam conta da parte externa e interna dos veículos que estão na área descoberta do estacionamento.
Bento Silva, de 63 anos, passou pelo local e se surpreendeu com a situação do espaço. Para ele, medidas poderiam ser tomadas.
“Isso é sim um verdadeiro cemitério de veículos velhos. Eu acho que se fizessem um leilão seria bom, mas me diga, quem vai querer comprar uma sucata? O carro ou a moto vem pra cá e fica estragando nessa área. Se fizer algo para vender tem que ser com um preço em conta e isso aqui não fique mais assim”, opinou.
Um vendedor autônomo que trabalha na região não quis se identificar, mas disse que de noite algumas pessoas pulam para o espaço e quebram vidros para furtar peças. Esta semana, a reportagem constatou que, pelo menos durante o dia, há vigilantes no espaço.
Ao portal SelesNafes.com a assessoria de comunicação do Detran não soube informar o número de veículos que estão apreendidos no espaço e quando será a data do novo leilão, por conta dos serviços ainda estarem paralisados nesse setor.
Contudo, informou que o Governo do Amapá já está no planejamento de retorno das atividades nos órgãos públicos.