Ex-presidente do TCE é condenado a 14,9 anos de prisão

Processo foi julgado pelo STJ na tarde desta segunda-feira (3). Além de Júlio Miranda, Amiraldo Favacho também foi condenado
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Numa sessão que durou menos de duas horas, os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenaram à prisão, na tarde desta segunda-feira (3), o ex-presidente do Tribunal de Contas do Amapá (TCE-AP), Júlio Miranda Coelho. Ele poderá recorrer em liberdade junto com o conselheiro Amiraldo Favacho, também condenado.

Júlio Miranda pegou 14,9 anos, e Favacho, 9 anos de prisão, ambos por peculato. Eles também foram condenados à perda da função pública.

O conselheiro Regildo Salomão foi inocentado por ausência de provas. A acusação do Ministério Público Federal (MPF) contra ele era baseada em uma lista apreendida pela Polícia Federal em 2010, durante a Operação Mãos Limpas.

Nessa lista, constavam o nome dele e valores supostamente recebidos. No entanto, o MPF não conseguiu provar que ele havia recebido o dinheiro.

“Quando vieram as microfilmagens dos cheques não havia nenhum que tivesse sido assinado ou sacado pelo conselheiro Regildo. O Coaf fez a análise da vida bancária de todos os conselheiros para sustentar a acusação, e em nenhum momento encontrou esses valores”, explicou o advogado Eduardo Tavares, que conduziu a defesa de Regildo.

Júlio Miranda (primeiro à esq) também foi condenado à perda da função pública

Prescrição

Para Júlio Miranda e Amiraldo Favacho, no entanto, a situação foi mais complicada. Júlio Miranda só não pegou uma pena muito maior por conta da idade, mais de 72 anos. No caso dele, a ministra Nancy Andrigh, relatora do processo, aplicou a prescrição para vários crimes.

O processo levou mais de 10 anos para ser julgado. A ação penal 702 apurou o saque de mais de R$ 100 milhões das contas do TCE, entre os anos de 2001 e 2010. Ex-diretores e outros três conselheiros ainda serão julgados na primeira instância por terem se aposentado.  

Júlio Miranda e Amiraldo Favacho ainda poderão ingressar com embargos de declaração no próprio STJ, e depois recorrer ao Supremo Tribunal Federal para discutir algum aspecto constitucional do processo, caminhos que ainda levarão alguns anos para ser percorridos.

No fundo da foto: Regildo Salomão (inocentado) e Amiraldo Favacho (9 anos de prisão)

Os dois continuam com os bens bloqueados. A defesa de Regildo Salomão, no entanto, informou que pedirá o desbloqueio do patrimônio dele.  

Durante 10 anos, o processo derivado da Operação Mãos Limpas acumulou 25 mil páginas e 22 anexos. Só o anexo do Banco do Brasil, onde ficava a conta de onde foram feitos os saques, havia mais de 20 mil páginas.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!