Justiça manda hospital implantar exame que detecta autismo e hiperatividade

Exame Bera deve ser realizado gratuitamente no Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL), localizado no Centro de Macapá.
Compartilhamentos

A 4ª Vara Cível e de Fazenda Pública de Macapá determinou que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) providencie a aquisição de equipamento para oferecer o exame Bera (Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico) no Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL), no Centro de Macapá.

O teste investiga se existe ou não perda auditiva. O procedimento pode auxiliar no diagnósticos de autismo, distúrbio de atenção e hiperatividade, dentre outros.

A determinação da Justiça é resultado de uma Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual do Amapá.

De acordo com a Promotoria de Defesa da Saúde, o exame é padrão do SUS. Na ação movida, o MP sugere que um convênio com uma clínica especializada pode garantir de forma mais rápida o atendimento inicialmente.

“No decorrer dos anos, o MP atendeu usuários do SUS que aguardavam a realização do exame BERA, muitos desses foram direcionados a rede privada de saúde, e somente por meio de demandas judiciais garantiram a sua realização”, ressalta a promotora de Justiça Fábia Nilci.

A Sesa tem agora 60 dias para regularizar e providenciar aos usuários do SUS a realização do Bera. Em caso de descumprimento, a multa diária estipulada pela 4ª Vara Cível pode chegar até R$ 1 milhão.

O Bera

É eficaz para diagnosticar distúrbios auditivos desde a orelha interna até o córtex cerebral. Investiga a integridade funcional das vias auditivas neurológicas sendo possível determinar se existe ou não perda auditiva.

Texto atualizado às 14h38 de 14 de agosto de 2020.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!