Motos barulhentas que perturbam Macapá; PM diz que coíbe a prática

O número de motos com descarga adulterada na capital do Amapá cresceu com as demandas delivery. Os donos fazem as alterações para deixar os veículos mais rápidos.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Em Macapá, está cada vez mais visível, ou neste caso audível, o aumento no número de motocicletas com o sistema de escapamento adulterado, o que emite um barulho verdadeiramente ensurdecedor. Moradores de diversos pontos da cidade têm reclamado e os órgãos de fiscalização recebem várias denúncias desse tipo de infração.

Segundo os denunciantes, a motivação do aumento de veículos com a conhecida “descarga barulhenta” é bem simples. Com a pandemia, as motos são os veículos mais utilizados para atendimentos delivery. Contudo, os donos fazem alterações no veículo de forma proposital para tentar ganhar mais “agilidade” no serviço – afinal, eles ganham por cada entrega.

A família do autônomo Cláudio Vaz, de 43 anos, foi umas primeiras a chegar ao Bairro do Pacoval, na zona leste de Macapá, há mais de seis décadas. O terreno da família fica na Rua Guanabara – principal via de ligação entre o Centro e a zona norte da capital, e que sempre está bastante movimentada.

Com mãe idosa e uma filha recém-nascida, ele relata o transtorno sofrido todos os dias, principalmente pela parte da noite.

“Com essa quarentena, minha mãe começou a ter pequenos distúrbios e alguns problemas. À noite a partir das 21h o barulho é terrível. Não tem quem aguente, quem suporte. Quem é mais novo já se sente incomodado, imagina para uma idosa e para uma criança que têm audição mais sensível”, comentou.

Cláudio Vaz tem em casa a mãe idosa e uma filha recém-nascida, que são incomodadas pelo barulho das motos. Foto: Arquivo Pessoal

Vaz relata ainda que consegue identificar quem mais comete essa prática.

“Observei que a maioria é entregador delivery, é lamentável. Já vivemos num mundo tão conturbado de fenômenos e ainda vem esse [barulho de descarga] provocado pelo homem num momento delicado”, acrescentou Cláudio Vaz.

A reportagem conversou com um jovem entregador de uma hamburgueria, que não quis se identificar. A moto dele tem a descarga que emite um barulho alto. Prestes a completar dois anos fazendo esse tipo de serviço, ele conta que fez alteração no período da pandemia para fazer entregas mais rápidas.

Entregadores adulteram as descargas para deixar motos mais potentes, e elas ficam barulhentas. Fotos e Vídeo: Rodrigo Índio/SN

“Eu ganho por entrega, se eu for lento perco dinheiro e o lanche chega frio pro cliente. Coloquei não pra incomodar ninguém, mas foi pra atender melhor. Sei que não pode, mas é necessário agora. Enquanto não me pegarem, vou continuar, é questão de necessidade”, defendeu o rapaz.

O portal SelesNafes.com verificou que nem todos os entregadores delivery que utilizam motos usam essa alternativa de ‘turbinar’ o escapamento.

A descarga da moto, é um dos itens mais delicados do veículo. Trocar o escapamento, da moto para produzir mais barulho, por exemplo, pode trazer muitos prejuízos para o veículo, como aumento de consumo, superaquecimento e até o travamento do motor. Isso sem falar, nos males ao meio ambiente e a perturbação do sossego.

Moto com descarga adulterada, para dar mais potência e rapidez ao veículo

Fiscalização

Segundo o tenente Richardson Santiago, do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), a troca da descarga da moto pode ser enquadrada como infração grave, passível de multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“A nossa média semanal de motocicletas fiscalizadas é de 200 veículos, sendo que, dependendo da infração, recolhemos, em média, de 7 a 10 motocicletas por semana. Dentre essas, 3 são por escapamento alterado e o restante é por envolvimento em acidentes, infrações e crimes”, detalhou.

Tenente Santiago: “A nossa média semanal de motocicletas fiscalizadas é de 200 veículos, sendo que, dependendo da infração, recolhemos, em média, de 7 a 10 motocicletas por semana”. Foto: Arquivo/SN

As penalidades estão previstas no Art. 230, inciso VII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em Macapá, alguns veículos já foram apreendidos nas barreiras do BPTran e a população também pode denunciar via 190.

Segundo Santiago, quem for flagrado em barreiras com o escapamento alterado recebe a oportunidade de sanar o problema ainda no local. Caso não consiga, o veículo será apreendido e só será liberado após pagamento de multa e regularização do veículo.

A poluição sonora, dependendo dos níveis de ruídos, pode ainda gerar ao condutor um processo criminal ambiental.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!