Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA
Na noite desta segunda-feira (31), o governador do Amapá Waldez Góes (PDT) apresentou à imprensa o último boletim epidemiológico do Estado elaborado pela equipe técnica e científica e, na ocasião, esclareceu sobre as divergências existentes com os números apresentados pelo consórcio nacional de informações sobre a covid-19.
Assista as informações prestadas pelo governador:
O consórcio é uma iniciativa de alguns grupos de comunicação nacional, como as organizações Globo e o jornal Folha de São Paulo, que fazem, diariamente, uma divulgação paralela a do Governo Federal, com informações colhidas diretamente com as secretarias de saúde.
No Jornal Nacional, por exemplo, da emissora de televisão Globo, o Amapá figurou como um dos Estados de forte crescimento da covid-19, levando-se em consideração o número de óbitos.
Em alguns dias, o crescimento de mortes na média ponderada chegou a 157%, segundo o veículo. Entretanto, o Governo do Estado do Amapá (GEA), esclareceu que, mais uma vez, os números referem-se à óbitos ocorridos em etapas anteriores e que estavam sob investigação epidemiológica.
Waldez destacou que o boletim apresentado, inclusive, registra o menor número de óbitos semanais desde o início da pandemia no Amapá. O total de mortes da última semana foi três.
Além disso, Waldez assinou o decretou que suspende por mais 30 dias as aulas escolares, no ensino público e privado e também apresentou os dados que recolocam o Amapá no risco de classificação baixo, com pontuação nove, três a menos do que no boletim anterior.