“Não devemos amedrontar a sociedade”, diz Waldez sobre trato dos números pela mídia nacional

Dados foram explanados durante coletiva de imprensa no Palácio do Setentrião, sede central do governo do estado em Macapá.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Na noite desta segunda-feira (31), o governador do Amapá Waldez Góes (PDT) apresentou à imprensa o último boletim epidemiológico do Estado elaborado pela equipe técnica e científica e, na ocasião, esclareceu sobre as divergências existentes com os números apresentados pelo consórcio nacional de informações sobre a covid-19.

Assista as informações prestadas pelo governador:

O consórcio é uma iniciativa de alguns grupos de comunicação nacional, como as organizações Globo e o jornal Folha de São Paulo, que fazem, diariamente, uma divulgação paralela a do Governo Federal, com informações colhidas diretamente com as secretarias de saúde.

No Jornal Nacional, por exemplo, da emissora de televisão Globo, o Amapá figurou como um dos Estados de forte crescimento da covid-19, levando-se em consideração o número de óbitos.

Waldez destacou que o boletim apresentado, inclusive, registra o menor número de óbitos semanais desde o início da pandemia no Amapá. Fotos: Marco Antônio P. Costa e Ascom/GEA

Em alguns dias, o crescimento de mortes na média ponderada chegou a 157%, segundo o veículo. Entretanto, o Governo do Estado do Amapá (GEA), esclareceu que, mais uma vez, os números referem-se à óbitos ocorridos em etapas anteriores e que estavam sob investigação epidemiológica.

Waldez destacou que o boletim apresentado, inclusive, registra o menor número de óbitos semanais desde o início da pandemia no Amapá. O total de mortes da última semana foi três.

Além disso, Waldez assinou o decretou que suspende por mais 30 dias as aulas escolares, no ensino público e privado e também apresentou os dados que recolocam o Amapá no risco de classificação baixo, com pontuação nove, três a menos do que no boletim anterior.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!