Por OLHO DE BOTO
A Prefeitura Municipal de Macapá, com apoio da Polícia Militar do Amapá, realizou uma grande operação na noite desta quarta-feira (12), para fiscalizar o cumprimento das medidas de distanciamento social e outras de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus.
A ação acontece depois que bares e restaurantes foram denunciados pelo descumprimento na fase de flexibilização, principalmente quanto ao horário de funcionamento, que o novo decreto impõe.
Um comboio formado por 25 viaturas e mais de 60 agentes de fiscalização se dividiu para percorrer e inspecionar o Bairro Central. A ação mais forte se concentrou na Orla da cidade, onde diversos estabelecimentos estavam lotados e a maioria desobedecendo a determinação do decreto em vigor, que proíbe o funcionamento após às 22h.
“É uma operação de saturação, principalmente em relação à orla, de onde partiram o maior número de denúncias. Além dos estabelecimentos também já encontramos veículos irregulares, cometendo as mais diversas infrações, como som alto, estacionado em local proibido, com pessoas em volta, já formando aglomeração, sem máscaras e não mantendo o distanciamento seguro”, explicou o diretor de trânsito da Companhia de Trânsito de Macapá (CTMac), Manoel Filho.
Enquanto a Guarda Municipal e a CTMac faziam diversas abordagens a veículos na Orla do Bairro Santa Inês, na zona sul da capital, os empresários eram orientados pelos fiscais de tributos a cumprir o horário de fechamento.
“A sociedade macapaense precisa entender que ainda não acabou a pandemia, por isso vemos ainda pessoas que, além de desprevenidas e desprotegidas, não cumprem o decreto, não usam máscaras, não mantém a distância e ainda têm aqueles motoristas que insistem em dirigir sob efeito de álcool. Não nos resta outra ação senão a fiscalização repressiva”, comentou o guarda civil Paes, que comandou as barreiras de trânsito montadas na operação .
A prefeitura ficou de divulgar o saldo na operação ainda nesta manhã de quinta-feira (13).