Por RODRIGO ÍNDIO
Uma mensagem que circulou em grupos de WhatsApp “orientando” as pessoas a garantir a gasolina para não ficarem sem abastecimento até o dia 20 deste mês, causou pânico e correria aos postos de combustíveis de Macapá e Santana, onde a população formou longas filas. A super procura esgotou o produto na maioria dos postos.
Na manhã desta quarta-feira (12), o Portal SelesNafes.com esteve em estabelecimentos das zonas norte, sul, oeste e central da capital. Em alguns estabelecimentos, em poucas horas já não tinha gasolina. Em outros, o abastecimento não parou, entretanto a demanda era enorme.
Preferindo não arriscar ficar sem o combustível, João Maria, de 65 anos, esperou horas numa fila que iniciava na Rua Vereador Júlio Maria Pinto Pereira, no Bairro Jardim Felicidade I e seguia até a BR-210. O trabalhador soube pela internet sobre a suposta falta do produto.
“Moro ali no Brasil Novo [zona norte], preciso me locomover bastante. A gente não sabe se é mentira ou verdade, então, quando soube que ia acabar, corri pro posto para me prevenir. Enfrentei essa longa fila porque não sou só eu que preciso, passei uns 40 minutos aqui, espero que normalize. Já pensou ficar sem gasolina?”, indagou o idoso.
Enquanto a reportagem era produzida, um caminhão tanque com 30 mil litros de gasolina chegou ao posto onde estava seu João. Pelo menos mais 3 carregamentos como este devem chegar só hoje nesta rede, assegurou a gerência.
O supervisor da empresa – que têm outros postos no estado – preferiu não se identificar, mas afirmou que houve uma falta de organização da base de distribuição. Apesar da falha, ele diz que não há motivo para pânico.
“A partir de hoje começa a normalizar devagar a questão de combustível nos postos da cidade. Houve uma falta entre segunda e terça-feira desta semana, por conta da grande demanda do Dia dos Pais, e acredito que amanhã já voltaremos com a rotina normal. A população precisa ficar tranquila, não precisa esse desespero todo”, ponderou.
Duas balsas carregadas de combustíveis estão previstas para chegarem ao Amapá até o fim de hoje para abastecer os postos de combustíveis e suprimir a demanda.