Para evitar treinos em locais fechados, macapaenses tomam academias ao ar livre

Macapaenses estão lotando as academias ao ar livre na capital do Amapá, após a liberação das atividades físicas.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Após a liberação de atividades físicas ao ar livre, macapaenses estão lotando os espaços na cidade. Pensando nisso, o projeto “Estação Saúde” disponibiliza professores de educação física que orientam a população em como utilizar corretamente os aparelhos, não apenas na orientação da postura como também nas medidas de prevenção a covid-19.

Projeto “Estação Saúde” disponibiliza professores de educação física que orientam a população em como utilizar corretamente os aparelhos. Marco Antônio P. Costa/SN

Marivete Barros da Silva Dutra, de 51 anos, há três anos começou a fazer atividades físicas pra valer. Já fez musculação, treino funcional e agora está no projeto que utiliza as academias ao ar livre. Para ela, é uma questão de saúde e também de estética.

Na pandemia, se exercitava colocando um “aerohit” no youtube e suando em casa, para não perder a forma que conquistou. Marivete, que é nutricionista, é um dos exemplos das pessoas de Macapá que nos últimos anos adotaram uma atividade física como hábito. E o número parece só aumentar.

Marivete Barros: “É possível se exercitar de máscaras”

“É possível se exercitar de máscaras. Tou fazendo aqui e está numa boa. Quando começou a voltar, eu caminhava no Zerão, aí quando eu estava só, eu tirava a máscara, mas quando alguém se aproximava eu colocava de volta”, contou Marivete.

Projeto

Primeiramente direcionadas à terceira idade, as academias ao ar livre, na verdade, proporcionam possibilidades de atividades aeróbicas para todas as idades.

No entanto, os espaços chegam até a ser confundidos com parquinhos infantis, daí a necessidade do projeto, pensado pela coordenadoria municipal de esporte e lazer da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), que coordena a iniciativa.

São dois professores de educação física em cada academia, inicialmente no Araxá, Santa inês e Curiaú, que orientam quem utiliza as academias a como aproveitar melhor cada atividade e instrumento.

Naldima Flexa, coordenadora de esporte e lazer da PMM

“Com essa flexibilização, as pessoas estão saindo para se exercitar, as academias também estão liberadas, mas com horário reduzido e muita gente não quer ir para lugares fechados. Então, o projeto vem nesse novo normal, orientar a utilização correta dos equipamentos de academia ao ar livre e também sobre a necessidade dos protocolos de segurança”, declarou Naldima Flexa, coordenadora de esporte e lazer da PMM.

O projeto é aberto e não necessita de inscrição, basta a pessoa ir até uma das academias, de segunda à sexta-feira, de 16h30 em diante.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!