Visitantes se divertem, mas deixam lixo em ‘nova’ cachoeira no interior do Amapá

A Cachoeira do Pium fica na área rural do município de Ferreira Gomes, a 137 quilômetros de Macapá.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

O município de Ferreira Gomes, distante 137 quilômetros de Macapá, reúne alguns dos principais balneários e cachoeiras do Estado. A mais recente sensação, é a Cachoeira do Pium. Entretanto, alguns frequentadores e também alguns moradores locais reclamam do lixo deixado por algumas pessoas que tem visitado o local.

A Cachoeira do Pium fica na área rural do município. O espaço tem sido muito visitado ultimamente, especialmente como um refúgio nos tempos de pandemia. Mas, a grande procura também traz seus problemas.

Até máscara de proteção contra covid-19 polui o local. Fotos: Redes Sociais

O lixo deixado, garrafas plásticas (pet) e de vidro (long neck), sacolas, restos de carvão de churrasco e outros objetos são deixados por alguns dos frequentadores, o que tem incomodado moradores da cidade, a 20 km do local.

O que pode ser uma oportunidade de crescimento e diversificação econômica para o município, acaba se tornando um problema.

Lixos vão desde restos de …

… churrascos…

até latas e…

… garrafas de vidro de cervejas

No local, não há coleta de lixo e os ares bucólicos do refúgio recém “descoberto”, em nada combinam com lixo e sobras deixadas para trás.

“É um lugar muito bacana para se levar a família, mas, assim, tem que ter consciência das pessoas que vão. Por exemplo, quem leva animais, cães, tem que ter a noção de que tem que limpar quando o bicho fizer suas necessidades. E mais: todo lixo que levar para o local, tem que trazer de volta para Macapá. Eu ainda tentei, recolhi e trouxe comigo algum lixo, mas tá errado, as pessoas têm que ter consciência ou irão estragar o lugar”, declarou Gláucio Daibes.

Local tem atraído…

… muitos visitantes ultimamente

Orla da cidade

Mas não é apenas nas cachoeiras, como a do Pium e a do Traíra, que ocorre o problema. Também nos balneários e praias da orla da cidade, à beira do Rio Araguari, o lixo é o principal problema apontado pelos moradores.

Nesta segunda-feira (3), as redes sociais dos ferreirenses ficaram cheias de fotos e relatos sobre o problema. Uma das postagens, dizia ser uma nota de repúdio.

A paisagem bucólica do local…

… e a beleza exuberante da Cachoeira do Pium…

… chamam a atenção de turistas

“Em plena pandemia os próprios ferreirenses não podem tomar banho no nosso próprio rio, mas os turistas podem e ainda deixam lixo na nossa praia. Isso é o cúmulo da irresponsabilidade”, diz um trecho da postagem de um internauta.

Em outra carta indignada, a cidadã Gircélia Barbosa, diz:

“Ei! Psiu! Você que vem para Ferreira Gomes pra fazer essa imundície e deixar nossa cidade pior que a lixeira, quando você chega aqui os garis já prepararam tudo para recebê-los, um banho maravilhoso no Rio Araguari, uma recepção calorosa e em troca você deixa assim?”, questionou a moradora de Ferreira Gomes.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!