Amapá registra queda de desemprego no 2º trimestre

Obras de construção civil no setor da segurança pública em Macapá e Santana ajudaram na melhoria do índice.
Compartilhamentos

O Amapá teve a maior queda de desemprego do país no 2º trimestre de 2020 (abri, maio e junho) em comparação com o 1º trimestre do ano (janeiro, fevereiro e março), apontou um levantamento foi feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o estudo, apenas dois estados tiveram queda na chamada taxa de desocupação: Amapá (-5,8%) e Pará (-1,6%). Outros 11 estados registraram aumento de desemprego e 14 se mantiveram estáveis.

O recuo do desemprego no 2º trimestre teve colaboração da construção civil com obras públicas nos setores de Transporte e Segurança Pública, que não pararam mesmo no período da pandemia.

O recuo do desemprego no 2º trimestre teve colaboração da construção civil com obras públicas. Fotos: Ascom/GEA

Segundo o Governo do Estado, o Plano Rodoviário, que é executado com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS), gerou cerca de 400 empregos no período.

Já a contribuição do setor da Segurança Pública está nas 17 obras que não pararam em Macapá e Santana, também fomentadas por recursos federais, da bancada amapaense em Brasília (DF). Destes empreendimentos, 15 complexos de segurança estão na fase final.

O Estado também atribui a queda no desemprego a um “pacote econômico” destinado a empreendedores. Nele, a medida principal foi prorrogar por 90 dias o prazo para pagamento de tributos e taxas, além de isentar o pagamento de alvarás do Corpo de Bombeiro Militar.

Obra 6º Batalhão em Macapá: construção civil ajudou a manter postos de trabalho

Segundo a Secretaria de Planejamento (Seplan), esta medida de equilíbrio fiscal beneficiou 37 mil empreendedores, que conseguiram manter parte dos funcionários durante as restrições de atividades econômicas estabelecidas por segurança contra a covid-19.

Outras medidas continuem o parcelamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a prorrogação dos prazos do pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2020.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!