Cancelamento de voos e reclamações viram a marca do serviço aéreo comercial no Amapá

Nos guichês das empresas no Aeroporto Internacional de Macapá Alberto Alcolumbre as reclamações se tornaram corriqueiras.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIOP. COSTA

O serviço prestado pelas companhias aéreas no Amapá segue sendo motivo de reclamações com constantes “ajustes” de horários, itinerários e mesmo cancelamento de voos. O preço praticado, bastante elevado, também está entre as principais reclamações de usuários.

Na tarde desta terça-feira (15), um vôo da companhia Gol Linha Aéreas foi cancelado e alguns clientes alegam sequer terem sido avisados anteriormente do problema. Um deles, chegou a receber no email, um lembrete para a confirmação do seu check-in.

Agenilson Silva iria no voo 4179, de 15h15, para São Paulo, onde iria tratar de assuntos da ONG Carlos Daniel, que ajuda e apoia crianças com câncer. Sem apoio público ou mesmo de empresários, ele conta com a ajuda de amigos e a passagem estava marcada e planejada há bastante tempo.

Amapaense levava “isopor” cheio de farinha de mandioca, tapioca e açaí para crianças que se tratam de câncer em São Paulo. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

Como bom amapaense, levava consigo um “isopor” cheio de farinha de mandioca, tapioca e congelados como açaí. As crianças do Amapá e seus familiares que estão em casas de apoio em São Paulo, o aguardam com ansiedade.

Mas ao achegar ao balcão para realizar check-in, percebeu um movimento menor que o normal.

Email confirmando a reserva de Agenilson

“A passagem já tem mais de um mês comprada. Outros passageiros tiveram o voo remarcado, mas esse foi todo cancelado. Cheguei aqui com duas horas de antecedência, pra não perder meu direito, como sempre faço, aí, simplesmente, ele [funcionário da companhia] me falou que havia sido cancelado, com uma naturalidade absurda. Aí perguntei: o que eu faço?”, contou Agenilson.

Ele seguiu explicou ao atendente da companhia que tinha congelados e reuniões pela manhã de quarta-feira (16), em São Paulo. Como resposta aos questionamentos, perguntaram como pagou pela passagem, o que lhe deixou ainda mais chateado.

Agenilson: passagem comprada há mais de um mês e cancelamento no dia do voo

“Ele falou assim mesmo: você comprou como esse bilhete com dinheiro, cartão, agência ou internet? Respondi que isso não importava. Iriam me remanejar para amanhã, mas como não deixei barato, me remanejaram para um voo às 17 horas”, desabafou Agenilson Silva.

Caso não isolado

No dia 28 de agosto, o Portal Seles Nafes contou o caso de uma passageira que viria de Belém para Macapá e teve a viagem cancelada. Ela foi remanejada para um voo que ia para Brasília, faria o pernoite na capital federal e somente no dia seguinte viria para Macapá.

Dezenas de outros consumidores denunciaram situações parecidas nos comentários desta notícia.

Os abusos aos usuários não são exclusividade da Gol. O presidente do Procon do Amapá, Eliton Franco, já confirmou em outras publicações do Portal SN sobre o assunto que tanto Gol, quanto Azul e Latam, têm reclamações frequentes.

Ele também informou que é importante que cada situação como esta seja denunciada através do telefone 151, o que permitirá uma fiscalização maior e melhor das companhias.

Agenilson conseguiu embarcar no fim da tarde, após muita reclamação.

Gol

No guichê da empresa no Aeroporto Internacional de Macapá Alberto Alcolumbre, não obtivemos respostas. O mesmo ocorreu com os funcionários do salão. Na loja da empresa, também no aeroporto, as atendentes explicaram que houve um “remanejamento de malha”, e que o cancelamento não foi total, a empresa comunicou a todos os passageiros.

Funcionários não quiseram dar respostas à reportagem

Sobre Agenilson não ter recebido o aviso, uma das atendentes argumentou que, provavelmente, sua passagem tenha sido comprada em alguma agência de viagens, destas que vendem por milhas aéreas e que, neste caso, a Gol informa a empresa e a empresa é quem tem a obrigação de informar ao passageiro.

Elas deram essas informações na informalidade, pois apenas a central de imprensa da Gol é que pode falar em nome da empresa. Para isso, repassaram um telefone de São Paulo, mas, não obtivemos sucesso na busca por uma resposta oficial.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!