Clécio acata decreto de Waldez e mantém cinemas e boates fechados

Prefeito de Macapá e governador do Amapá devem dialogar nos próximos dias junto com representantes do segmento. Cinemas e boates vão prosseguir fechados por pelo menos mais 15 dias, até 13 de outubro.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

A Prefeitura de Macapá anunciou a 8ª etapa de retomada gradual das atividades econômicas e sociais na capital. Recuperado da covid-19, o prefeito Clécio Luís detalhou sobre as novas medidas nesta terça-feira (29).

Nesta etapa seriam autorizados a voltar a funcionar os cinemas e boates, com protocolos específicos. Os cinemas, por exemplo, só poderiam funcionar com 50% de sua capacidade de público e as boates no mesmo horário de bares e restaurantes.

Tudo já estava pronto para passar a vigorar a partir de hoje. Mas, o prefeito decidiu reconsiderar a liberação depois que o governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), publicou nas redes sociais, na noite de segunda-feira (28), um decreto estadual mantendo a restrição ao funcionamento destes estabelecimentos.

Cinemas atualmente fechados, poderiam funcionar com 50% de sua capacidade de público. Mas medida ainda não será validada

Góes ponderou os dados do relatório epidemiológico das últimas semanas, no qual um crescimento de casos foi registrado, o que acendeu um alerta para a classificação final da avaliação de riscos – que obteve a pontuação 11, ou seja, risco moderado, na cor laranja.

Por conta disso, o gestor estadual manteve suspensas as atividades escolares presenciais e qualquer evento com aglomeração excessiva de pessoas em todo Amapá.

Clécio seguiu a mesma linha de pensamento. Ele falou, nesta manhã sobre a medida:

“Nós resolvemos respeitar a análise técnica do governo neste primeiro momento e vamos, daqui pra frente, dialogar, tanto com o governo do estado, quanto com esses segmentos, para chegarmos a uma decisão segura e em consenso”, explicou Clécio.

Sobre retorno das aulas presenciais na rede municipal de Macapá, o prefeito descartou completamente a possibilidade.

“Não existe um ambiente escolar propício de forma presencial, 70% dos pais são contra, os alunos não querem, os professores e técnicos educacionais também não querem, enfim, não há um clima escolar para isto. Não seria produtivo, não seria um ambiente saudável para o ensino. Vamos continuar com as aulas virtuais, com a entrega de atividades nas casas de alunos onde não tem internet e outras medidas de ensino remoto”, informou o prefeito.

Além do funcionamento de cinemas, boates, ainda seguirão suspensas as atividades de centros culturais e circos, camas elásticas e similares, parque de diversões, aluguel de brinquedos, agrupamento de pessoas e veículos em locais públicos, podendo apenas os legalmente autorizados pela autoridade competente. As medidas valem até o dia 13 outubro.

Apesar disto, a 8ª etapa liberou atividades culturais de teatro, como musicais, danças e outros espetáculos em Macapá.

Já as feiras agora terão o horário de funcionamento estendido. Elas agora deverão funcionar, também, no período noturno, até as 23h. Este período será testado primeiramente na Feira Maluca, localizada no Bairro Novo Buritizal, zona sul da capital.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!