Por RODRIGO ÍNDIO
O Corpo de Bombeiros Militar do Amapá recebeu pela 1ª vez uma grande frota de novas ambulâncias para auxiliar em ocorrências de incêndios, resgates e salvamentos. São 18 novos veículos. Destes, são 13 ambulâncias, 2 caminhões de Auto Busca e Salvamento (ABS) e 3 viaturas de pequeno porte.
Em todo estado apenas 5 ambulâncias estavam em atividade, sendo 2 em Macapá, 1 em Santana, 1 em Laranjal do Jari e 1 Oiapoque. Cada uma dessas cidades no interior recebeu uma nova ambulância.
Desta vez os municípios de Porto Grande e Vitória do Jari foram incluídos e receberam 1 veículo cada. Macapá recebeu 8 ambulâncias pelo número maior de ocorrências atendidas. A capital foi contemplada ainda com um caminhão ABS, assim como Santana.
“Teremos todas nossas unidades operacionais fazendo esse serviço. Vamos valorizar ainda mais a linha de tropa. A gente tá levando um pouco mais de dignidade e qualidade de serviço porque são viaturas novas e isso reflete no atendimento a sociedade aumentando a proporção de atendimento a quem precisa”, enfatizou o coronel Wagner Coelho, comandante do CBM.
A entrega ocorreu na manhã desta quinta-feira (24), em Macapá. No total foram mais de mil equipamentos de tecnologia e informação, 33 veículos [entre viaturas, ambulâncias e caminhões] e armamentos para reforçar o sistema integrado de proteção da sociedade.
Além do Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Militar do Amapá, a Polícia Civil, a Polícia Técnico-Científica, a Coordenadoria de Investigação da Sejusp, o Centro Integrado de Operações de Defesa Social e o Grupamento Tático Aéreo foram outras instituições contempladas.
Todo material foi adquirido através de emenda de bancada, convênios federais e contrapartidas do Estado, além de doações do Governo Federal por serviços prestados por militares do Amapá junto ao departamento da Força Nacional de Segurança Pública.
O investimento para aquisição de veículos e equipamentos de informática foi de R$ 7,1 milhões, aproximadamente.
O governador Waldez Góes (PDT) destacou que é mais uma etapa de um trabalho integrado. O gestor ponderou que as articulações resultaram em novas obras, equipamentos, viaturas, guarnições, armamentos, munições, investimento em tecnologia e sistema novo de comunicação. Ele também prometeu novas entregas.
“Não é a primeira entrega que estamos fazendo e não será a última. Todos os municípios estão sendo beneficiados e vamos continuar, semanalmente, mensalmente, fazendo entregas fortalecendo a política de segurança pública, defesa civil e social do Amapá”, garantiu o governador.