Por RODRIGO ÍNDIO
A Copa do Mundo Marcílio Dias, uma das mais tradicionais competições de futebol amador do estado, chega a sua 58ª edição e começa nesta sexta-feira (4). Uma novidade é que os jogos serão fechados para o público.
Para este ano estão confirmadas 128 seleções, oito a mais que o ano passado. A regra dos nomes segue a mesma, cada equipe representa um país.
As equipes foram divididas em 32 grupos, com 4 seleções cada, onde as duas mais bem pontuadas avançam à fase ‘mata-mata’. O campeão deverá ser conhecido no dia 30 de dezembro.
Os jogos acontecerão na arena Turíbio Guimarães, na Praça da Conceição, no Bairro Trem, em Macapá, que sedia a Copa há mais de cinco décadas. A disputa é organizada pela Associação de Solteiros e Casados da comunidade. Esta edição é em homenagem a Benedito Silva, o Maranhão, ex-jogador profissional de futebol que foi assassinado em Macapá, em 2018.
Na 1ª fase serão 3 jogos por noite, de segunda a sábado, com início às 19h e término as 22h. A partir da 2ª fase serão realizados 3 jogos por semana de segunda a sexta-feira, seguindo o mesmo horário da fase anterior.
Precaução
Segundo o organizador da Copa, Lico Ribeiro – ex-campeão da competição –, o público não poderá assistir aos jogos, e os jogadores deverão seguir regras sanitárias durante as partidas. A medida é uma precaução à pandemia de coronavírus.
“A arquibancada será fechada até a sua liberação com novos decretos. Todos os participantes [jogadores e comissão técnica] deverão seguir as normas estabelecidas nos decretos vigentes em prevenção ao covid-19”, destacou o organizador.
A jogo de abertura será entre a atual campeã, seleção de Butão, e a equipe de Cisjordânia. A partida será a única do dia.
A premiação será de R$ 15 mil para o campeão e R$ 7,5 mil para o vice, além de valor em dinheiro para os melhores jogadores.