Crimes de estupro, lesão corporal e maus-tratos contra menores caem 55% em Macapá

Segundo a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Praticados Contra Criança e Adolescente (Dercca), no crime de maus-tratos a redução foi de 68,2%.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Dados divulgados pela Polícia Civil do Amapá apontam uma redução média de 55% nos crimes de estupro de vulnerável, lesão corporal e maus-tratos contra crianças e adolescentes, ocorridos em Macapá, durante o período de pandemia da covid-19.

A informação é da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Praticados Contra Criança e Adolescente (Dercca).

Os números foram divulgados nesta quinta-feira (3). Os dados foram coletados de 20 de março ao dia 20 de agosto de 2020 e comparados com o mesmo período de 2019.

Estatística é da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Praticados Contra Criança e Adolescente (Dercca). Fotos: Arquivo/SN

O boletim do Núcleo Setorial de Planejamento da Polícia Civil detalhou a redução em três crimes corriqueiros contra esse público. São eles:

Estupro de vulnerável

2019 – 87

2020 – 43

Lesão corporal

2019 – 75

2020 – 40

Maus-tratos

2019 – 41

2020 – 13

Redução

— 50,5% no crime de estupro de vulnerável;

— 46,6% no crime de lesão corporal;

— 68,2% no crime de maus-tratos.

O delegado Ronaldo Entringe, titular da Dercca, apresenta um dos motivos que podem justificar a queda no período de 150 dias.

Delegado Ronaldo Entringe: no período da pandemia, o isolamento social exige que familiares permaneçam dentro de casa, o que inibe o criminoso de se aproximar da vítima.

“Uma das causas que podem justificar essa redução está no próprio isolamento social, que exige que os familiares permaneçam dentro de casa, o que pode dificultar ou inibir que o criminoso esteja muito tempo sozinho com a vítima”, ponderou Entringe.

Ele alerta que, mesmo com o recuo, os crimes não deixaram de acontecer e é preciso redobrar a atenção. A Polícia Civil reforçou que a população pode denunciar um crime cometido contra criança ou adolescente, basta que procure a DERCCA ou a delegacia mais próxima. Caso não consiga, que ligue para 181.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!