Diocese de Macapá define formato do Círio 2020

Imagens peregrinas vão percorrer bairros da capital do Amapá. A celebração vai acontecer no segundo domingo de outubro na Catedral São José e nas Paróquias.
Compartilhamentos

A Diocese de Macapá chegou a um formato final e divulgou, nesta sexta-feira (11), a programação do Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2020.

Os eventos centrais foram planejados para ocorrer simultaneamente, na Catedral São José e na Igreja Matriz de cada Paróquia de Macapá, nos dias 10 e 11 de outubro.

O comunicado foi feito pelo bispo de Macapá, dom Pedro José Conti. Ele explicou que descentralização das celebrações é a medida para evitar a aglomeração de público, por causa da pandemia de coronavírus, e, também, para possibilitar que os fiéis vivam dentro de cada realidade paroquial a tradição do Círio.

Dom Pedro José Conti: “será o Círio das Paróquias”. Foto: Arquivo/SN 

De 11 a 17 de outubro, as imagens peregrinas percorrem as igrejas, capelas, comunidades, instituições e famílias, seguindo o percurso organizado por cada Vicariato.

“Este será o Círio nas Paróquias”, reforçou o bispo.

Programação

No sábado (10), às 19h, uma missa será celebrada na Catedral São José para a apresentação do manto da imagem principal. Após a cerimônia, serão entregues aos quatro Vicariatos as imagens peregrinas.

Após a missa, às 21h, uma Vigília de Oração será realizada com a presença dos Movimentos Eclesiais, Novas Comunidades e Grupos da Diocese de Macapá.

Simultaneamente à missa da Catedral, as comunidades estarão reunidas na Igreja Matriz de cada Paróquia para celebrar também a missa pré-festiva votiva à Virgem de Nazaré, como expressão de comunhão eclesial e devoção.

Também nas Paróquias deverá acontecer após a celebração uma vigília de oração, desta vez, com a participação da juventude.

Já no domingo, às 7h, na Catedral e também em cada Igreja Matriz Paroquial, acontece a tradicional Missa do Círio. Após as celebrações, as quatro imagens peregrinas percorrem em carro aberto os bairros da capital, de acordo com o percurso organizado por cada Vicariato.

A imagem principal permanecerá exposta na Catedral São José para as celebrações das 10h e 19h do dia do Círio, e para as da semana e eventos da programação social.

Homenagem

Após a missa das 10h no domingo (11). Em frente à Catedral São José vai acontecer uma homenagem às vítimas da Covid-19 no Amapá, que findará com uma queima de fogos em honra a Nossa Senhora de Nazaré.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!