“Ia para a escola chorando, era mais um dia de dor pra mim”, diz jovem que venceu bullyng

Programação, que faz parte da Campanha Setembro Amarelo, ocorreu no auditório da Escola de Música Walkíria Lima, no Centro de Macapá.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Desde o 6° ano, Sara Jane Gomes, hoje com 18 anos, sofria bullying na escola. Lá, era xingada. Por ser alvo de piadas de baixo calão por parte de outros alunos acabou adquirindo um quadro depressivo.

Por duas vezes, a jovem pensou em tirar a própria vida. O bullying fez com que ela não se sentisse mais útil. Já não aguentava mais as críticas das pessoas por sua forma física ou de se vestir.

Sara Jane Gomes, 18 anos: “Me sentia triste, não queria nem levantar da cama”. Fotos: Rodrigo Índio/SN

“Nunca fiz nada para ninguém, sempre tentei ser uma pessoa amiga de todos, mesmo assim me tratavam mal. Me sentia triste, não queria nem levantar da cama, não comia, emagreci 10 kg. Quando ia para a escola, ia chorando, porque sabia que seria mais um dia de dor pra mim e de felicidade para eles”, relembra, emocionada.

A garota ficava trancada dentro do banheiro até o término das aulas. Em um dos dias de zombaria, ao sair do colégio tentou se jogar em frente a um ônibus, mas foi impedida por amigos. Outra vez, quando estava sozinha em casa, tentou novamente contra a vida e foi socorrida a tempo pela família.

Jovem diz ainda continuar com sensação de medo

“Ainda continuo com sensação de medo, de que vai acontecer novamente. Minha família me ajudou e me ajuda muito para superar isso, o acompanhamento deles fez eu decidir viver e entender que sou especial e tenho um futuro muito lindo”, falou, orgulhosa e agradecida.

Sara Jane Gomes é bolsista do programa Amapá Jovem e participou de uma programação de valorização da vida nesta terça-feira (29). Ela detalhou que a iniciativa de se debater o assunto é importante devido à ansiedade e à depressão serem doenças silenciosas que tiram a vida de centenas de jovens.

Programação faz parte da Campanha Setembro Amarelo contra o suicídio

Com isso, o secretário de Políticas para a Juventude, Pedro Filé, idealizou uma programação específica com o público jovem, abordando a influência das redes sociais, que tanto tem afetado as pessoas.

“A ideia é provocar esse senso de discussão, principalmente da internet, das redes sociais, para que esses jovens possam saber como lidar com essa realidade no mundo virtual”, explicou o secretário.

E foi através de encenação teatral, parodia, música e palestra, que mais de 100 jovens receberam orientações do que fazer para evitar doenças emocionais ou tentar se livrar delas.

Psicólogo Washington Luiz de Oliveira: “É preciso refletir sobre os problemas humanos, buscar o autoconhecimento”

“É o incentivo a buscar ajuda por ser a faixa etária que mais tenta suicídio no Amapá. Então, a gente percebe essa lacuna nesse processo de assistência. Refletir sobre os problemas humanos e principalmente na condição que cada um de nós precisa buscar o autoconhecimento e buscar os serviços de ajuda psicológica na sociedade”, destacou o psicólogo Washington Luiz de Oliveira sobre o debate.

A programação, que faz parte da Campanha Setembro Amarelo contra o suicídio, ocorreu no auditório da Escola de Música Walkíria Lima, no Centro de Macapá.

Através de encenação teatral, parodia, música e palestra, mais de 100 jovens receberam orientações do que fazer para evitar doenças emocionais

As atividades foram divididas em dois dias para atender aos protocolos contra o novo coronavírus – já que o público do Programa Amapá Jovem é grande – e prossegue nesta quarta-feira (30). O evento também é transmitido ao vivo na web.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!