Mineradora de ouro recebe o “Tesouro Verde”

A Mina Tucano opera em Pedra Branca do Amapari, a cerca de 200 km de Macapá
Compartilhamentos

INFORMATIVO PUBLICITÁRIO

A Mina Tucano, produtora de ouro localizada a cerca de 200 km de Macapá (AP), recebeu o Selo Sustentabilidade, do Programa Tesouro Verde. Trata-se de uma credencial do Governo do Estado que atesta empresas, indústrias e comércios que adotam boas práticas socioambientais e de gestão. O programa tem visibilidade internacional, estando alinhado com a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Acordo de Paris, implantado como uma forma de transformar o Amapá em um símbolo de economia sustentável da Amazônia.

“Somos uma empresa ambientalmente responsável, seguindo as melhores práticas em preservação de florestas naturais, emissão de carbono, manutenção da fauna e da flora, gestão de recursos hídricos, entre outras ações. Integrar o Tesouro Verde é uma honra e uma confirmação de que nosso trabalho tem gerado importantes resultados para o meio ambiente e a sociedade como um todo”, diz Fabio Marques, Diretor de Operações da Mina Tucano.

Pâmela Pádua, Diretora Institucional (Chief Development Officer) da BMV, instituição que faz a gestão do programa Tesouro Verde, confirma: “A Mina Tucano ao adotar a certificação do Tesouro Verde, investiu na proteção de florestas nativas públicas e privadas e apoia o desenvolvimento de comunidades no Estado do Amapá, que estão em conformidade com as diretrizes internacionais de sustentabilidade e governança socioambiental”.

A ação tem, ainda, uma finalidade econômica. Para o Estado, há receita pelos serviços de conservação dos parques via os Créditos de Floresta de sua titularidade, e cada empresa adquire estes créditos e de áreas privadas para cumprir sua “pegada ambiental” , que leva em consideração critérios como: geração de resíduos, consumo de combustível e de energias, processo disponível em plataforma eletrônica online, acessível a todos pelo link www.plataformatesouroverde.com.br, com sistema seguro e transparente de certificação com registro em blockchain.

Representantes da Mina Tucano recebem Selo das mãos do secretário de Planejamento do Amapá, Eduardo Tavares. Fotos: Divulgação

Com isso, cria uma rede colaborativa para incentivar e retribuir o consumo dos recursos naturais pelas atividades econômicas, estimulando o empreendedorismo local a sustentabilidade e instituições ou produtores rurais que possuem unidades de conservação e áreas preservadas em suas propriedades, a se integrar a plataforma Tesouro Verde também como fornecedores do produto da agricultura de conservação de florestas nativas, o Crédito de Floresta.

“Além de representar um importante reconhecimento, de ordem mundial, também permite maior solidez e segurança, por meio de incentivos fiscais e facilidades para obtenção de crédito”, explica Ivo Gama, Coordenador de Controladoria, um dos responsáveis por esta conquista.

“Esse é um reconhecimento do trabalho que já vínhamos realizando na implantação do projeto, e será o primeiro passo para adquirir outras certificações ambientais que pleiteamos, como a ISO 14001”, conclui Raimundo Rocha, Coordenador de Meio Ambiente.  

Sobre a Mina Tucano

A Mina Tucano é uma das maiores minas de ouro a céu aberto no Brasil, localizada a 200 km de Macapá, no Amapá. Empresa listada na Bolsa de Valores de Toronto, é subsidiária da Great Panther Mining Limited.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!