Qual o valor de revenda do Mini Cooper?

Fique atento às condições que impactam na desvalorização de um mini cooper
Compartilhamentos

Por KARLA ANDRADE

O Mini Cooper é um veículo que desde o seu modelo de lançamento apresenta um estilo próprio e inconfundível, marcado um design particular e um visual mais clássico e compacto. Esse padrão acompanhou as versões subsequentes fazendo com que conquistasse o gosto do público. Sempre trazendo novidades e novas tecnologias nem suas versões atuais, ele reproduz muito bem a cultura inglesa dos anos 60 e representa bem o perfil daqueles que valorizam carros mais sofisticados.

Seja um modelo zero Km, seminovo ou usado, o Mini Cooper é um carro diferenciado, com aspectos de exclusividade e seu valor dependerá muito da versão, modelo, ano de fabricação e opcionais que este terá. Mesmo que revenda, seus preços podem variar muito e representar um bom negócio para quem tem este modelo de carros à venda.

 

Características

O Mini Cooper segue um padrão de ser baixo e curto, com uma fachada dianteira  envolvente e atraente dotada de grandes faróis arredondados com LEDs diurnos e projetores também em Led. Todo design arredondado da grade dispõe de um para-choque chamativo com faróis de neblina e entradas de ar diferenciadas. Ainda na parte externa, o Mini Cooper ainda conta com retrovisores redondos, colunas retas e um teto com formato específico que mostra e confirma o nível de personalização que destaca os trabalhos da marca.

Na parte traseira, o carro não deixa de esbanjar sofisticação e exclusividade com lanternas em LED com estilo amendoado e detalhes cromados, diferenciada cobertura de placa, rodas de liga leve que se alteram de modelo para modelo. O interior do veículo também nos permite perceber que o estilo externo também acompanha os itens internos com um painel circular bem estiloso, que comporta a multimídia MINI Connected e sistema de áudio e os comandos do ar-condicionado digital. Muito característico do Mini Cooper, temos o design exclusivo do volante em formato pequeno com comandos embutidos. Vale destacar os bancos bancos com desenho arredondados dos encostos de cabeça. Por ser um veiculo mais baixo de fabricação exclusiva, o Mini Cooper não possui um espaço interno amplo, seguido do bagageiro que também é bem apertado.

Na parte traseira, o carro não deixa de esbanjar sofisticação e exclusividade com lanternas em LED

Reconhecimento

O Mini Cooper, pelo seu histórico e tradição, é um veículo que possui valorização e boa saída no mercado. Não é a toa que MINI Cooper Hatch 3 Portas alcançou o reconhecimento dentre ao modelos da categoria e foi premiado em 2019 com a  certificação “Selo Maior Valor de Revenda – Autos”, na categoria “Hatch Premium” conferido pela empresa AutoInforme. Esta desenvolve essa avaliação desde o ano de 2014, verificando os automóveis das categorias que menos desvalorizaram no mercado depois de um ano de uso, período esse em que os automóveis novos mais perdem valor e decaem seus preços.

Estima-se que essa depreciação podem atingir índices de até 20%, representando um desgaste muito progressivo para tão pouco tempo de uso. No caso do MINI Cooper Hacth 3 Portas, índice de depreciação foi de 11,2% sobre o valor de mercado, menor índice entre os três finalistas avaliados.

Condições de preço

Esta avaliação de valor de revenda leva em conta  17 categorias diferentes de veículos  levantando o comportamento de preços dos 107 modelos zero km mais bem colocados nos rankings de venda de 24 marcas automotivas.  Esse levantamento de depreciação de 2019 levou em conta os preços utilizados no mercado de carros zero em agosto de 2018 (e não os preços de tabela). Esta pesquisa ainda observou e categorizou as disparidades ocorridas no mercado no período da cotação.

Antes de decidir comprar um Mini Cooper, verifique se o preço está coerente

Estas condições são descritas como disponibilidade do produto, os bônus concedidos pelas fábricas e repassados ao consumidor, descontos verificados entre as vendedoras, entre outros fatores – a fim de descartar possíveis incongruências de preços desencadeadas por estas práticas. De acordo com a Autoinforme, o índice de valorização do veículo que impacta diretamente no seu preço de revenda está estritamente ligado as condições do carro e do tratamento e cuidados que são dados a ele durante o uso.

Desta forma incidem sobre a definição desse valor alguns fatores como tamanho do carro, da marca, abrangência da rede de revendedores, da atenção oferecida pela marca no período pós-venda no que se refere as manutenções preventivas e reparos, ao segmento, a origem, a representatividade no volume de venda e saída no mercado, o posicionamento da marca, além da sua aceitação e divulgação. Todos esses fatores são considerados na hora de analisar e precificar a revenda de um Mini Cooper.

 Atenção às revendas

Alguns cuidados que você precisa ter na hora de adquirir um Mini Cooper para verificar se o preço de revenda está coerente: verificar o histórico de manutenções mesmo que você pretenda realizar as revisões na concessionária, análise se os carimbos e anotações de serviços são condizentes com a quilometragem e há quanto tempo ele está parado na concessionária aguardando comprador, procure dirigir  terrenos irregulares a fim de descobrir batidas na suspensão.

Vai ser normal ouvir batidas internas em um veículo mais rodado. Mas batidas na suspensão podem indicar um grande problema, teste bem os equipamentos eletrônicos como som, vidros, travas, faróis, pois tem um valor elevado e podem ser estar danificados.

Gostou do nosso artigo e quer receber mais informações? Então fique ligado nas nossas redes e acompanhe nossas notícias.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!