Ribeirinhos relatam erosões, ameaças e até sexo explícito por usuários de jet ski

Comunidade do Lontra da Pedreira, a aproximadamente 50 quilômetros de Macapá, sofre com o fluxo desenfreado das motos aquáticas.
Compartilhamentos

Moradores ribeirinhos da comunidade do Lontra da Pedreira, distrito de Macapá, a 50 km da sede da capital, denunciaram ao Ministério Público do Amapá os danos ambientais e abusos que estariam sendo cometidos por pilotos e passageiros de jet skis durante a diversão dos visitantes, principalmente nos fins de semana.

As manobras e o trânsito em alta velocidade, além do fluxo desenfreado – com até 15 jet skis de uma só vez nas águas do extenso, mas estreito, Rio Pedreira – colocam em risco a vida dos moradores. Há relatos de canoas naufragadas com produtos que seriam vendidos para garantir o sustento das famílias por conta das maresia provocada pelas motos aquáticas.

Erosões derrubam árvores na beira do rio. Fotos: Divulgação

As ondas deixadas pelo rastro na água também prejudicam o meio ambiente e, por consequência, o meio de vida dos ribeirinhos. Peixes têm ficado escassos cada vez mais com o aumento do trânsito dos jet skis.

Segundo o presidente da Associação de Moradores Ribeirinhos, Agricultores, Pescadores, Extrativistas e Quilombolas do Lontra da Pedreira, o pescador Moacir Alves, as ondas provocam a erosões, derrubando pequenos trapiches onde embarcações pesqueiras de pequeno porte ancorariam.

O desbarrancamento também derruba postes de energia elétrica e obriga que moradores mudem a localização das casas para dentro das matas.

Mas, além dos danos ambientais, há ainda relatos de abuso por parte dos usuários de jet skis. Menores de idade já foram vistos pilotando – ensinados por adultos – canoas naufragadas pela velocidade dos veículos, além de ameaças, sinais de embriaguez do condutor, gestos obscenos e até de sexo explícito à vista de moradores.

Incômodo aos moradores é mais intenso nos passeios dos fins de semana

“O peixe está acabando, não conseguimos mais pescar como antes, as casas caindo, não podemos reclamar porque somos ameaçados com palavras e gestos. Eles também jogam muitas latas no rio. Nós sempre preservamos nosso rio, mas estamos cansando, porque ninguém resolve”, reclamou Moacir.

Todas essas denúncias foram registradas em vídeos e fotos, que foram repassados ao MPE. No último fim de semana, o promotor do Meio Ambiente e Conflitos Agrários, Marcelo Moreira, fez uma inspeção na comunidade e ouviu os representantes das 83 famílias tradicionais que residem no Lontra da Pedreira.

Durante a inspeção, ele verificou que o acesso que era usado para entrar com os jet skis no rio foi fechado pelos moradores. Porém uma nova entrada foi aberta pelos usuários do veículo, que usam também outras rampas particulares.

Promotor Marcelo Moreira ouviu os representantes das famílias do lontra e promete tomar providências. Foto: Ascom/MPE

Marcelo Moreira afirmou que tomará providências para proteger o meio ambiente e os direitos dos ribeirinhos.

“Eles não são contra os jet-ski ou lanchas potentes, são contra a violência e ameaça de suas formas de vida tradicionais. Esses direitos, amparados pela Constituição e leis em vigor, serão tutelados, objetivando a cessação dos excessos narrados pela comunidade”, informou o promotor.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!