Agricultores que perdiam produção têm alimentos comprados e doados a pessoas carentes

O programa atenderá os 16 municípios do Amapá com 1.044 agricultores familiares e 300 entidades sociais. (Foto: Rodrigo Índio)
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Osmarina Ramos, de 53 anos, é agricultora da comunidade rural de Curralinho, distante 10 quilômetros de Macapá. Lá ela produz hortaliças e frutas de onde tira o sustento da família.

Entretanto, neste período de pandemia, Osmarina estava perdendo grande parte da produção por não ter a quem vender. Na última quarta-feira (14) sua realidade mudou.

“Morria muita produção, não tinha movimento e a venda tava devagar na feira. Estávamos enfrentando dificuldades para escoar essa produção, agora estamos tendo uma luz no fim do túnel e esse alimento terá um destino feliz, todos irão ganhar”, comentou Osmarina.

Osmarina vinha perdendo parte da produção por não ter a quem vender. (Foto: Rodrigo Índio)

A simpática senhora é uma dos mais de 1 mil agricultores familiares dos 16 municípios que passam a ser contemplados com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em 2020.

A programação começou esta semana com a primeira feira em Macapá. Os alimentos são comprados dos produtores rurais e distribuídos para entidades sociais que passaram pelo processo de seleção junto a Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims).

Erinaldo descarregou 210 quilos de peixe… (Foto: Rodrigo Índio)

 

…e deve trazer mais nos próximos dias. (Foto: Rodrigo Índio)

Quem também vendeu seus produtos foi Erinaldo Siqueira da Costa, de 41 anos. O agricultor e apicultor descarregou 210 quilos de peixe da espécie pirapitinga, e deve entregar mais nos próximos dias.

“Participei do PAA em 2017, e em 2018 e 2019 não fui contemplado, agora, por Deus fui abençoado. Ajuda a valorizar e dá uma facilidade para escoar a produção do nosso trabalho. É uma renda melhor pra nós, pro desenvolvimento pessoal e profissional”, comemorou.

PAA

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) 2020 têm ações organizadas pelo Instituto de Extensão Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) e pela Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims).

O programa atenderá os 16 municípios do Amapá com 1.044 agricultores familiares e 300 entidades sociais.

Titular da Sims, Albanize Colares. (Foto: Rodrigo Índio)

“Essas entidades sócio-assistenciais de todo o Amapá recebem o produto do PAA e repassam às famílias em vulnerabilidade social”, explicou a titular da Sims, Albanize Colares.

O PAA 2020 terá cerca de R$ 7,2 milhões de investimentos diretamente na agricultura familiar, resultado de três processos com o Ministério da Cidadania (MC).

Hugo Paranhos, diretor-presidente do Rurap. (Foto: Rodrigo Índio)

“O plano dos R$ 7 milhões foi dividido em três etapas, já estamos executando a primeira nos 16 municípios e inclusive Macapá. Estamos dividindo em função da pandemia para ter todo cuidado e fazer o principal, que o agricultor consiga escoar sua produção e ter seu sustento”, explicou o Hugo Paranhos, diretor-presidente do Rurap.

Os agricultores também passaram por edital onde seguiram critérios para a seleção.

Os alimentos são comprados dos produtores rurais… (Foto: Rodrigo Índio)

…e distribuídos para entidades sociais que passaram pelo processo de seleção junto a Sims. (Foto: Rodrigo Índio)

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!