Amapá sem previsão de campanha antirrábica; senador pede urgência

Segundo o Ministério da Saúde, Estado foi abastecido este ano com 70 mil doses da vacina contra a raiva.
Compartilhamentos

O senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) questionou, nesta sexta-feira (30), a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) sobre a campanha de vacinação antirrábica deste ano, que ainda não foi anunciada e ainda não tem previsão. Ele também perguntou qual a situação do abastecimento das vacinas nos municípios.

No mês de setembro, o parlamentar havia alertado ao ministério que não há divulgação de dados atualizados da doença no município de Macapá e no Estado e que há dois anos não são realizadas as campanhas de imunização de cães e gatos.

Há dois anos o Amapá não promove uma campanha. Fotos: Arquivo/SN

Depois que o problema foi relatado ao parlamentar por organizações de defesa da causa animal da capital, ele solicitou informações ao Ministério da Saúde, que informou que o estado foi abastecido este ano com 70 mil doses da vacina.

À Sesa, o senador reforçou a necessidade urgente de uma campanha contra a raiva animal.

Senador quer que campanha seja organizada com urgência

“Estamos entrando mais ano sem a campanha no Amapá. E, segundo o Ministério da Saúde, há abastecimento. É preciso que seja realizada o quanto antes uma campanha de vacinação contra a raiva no estado do Amapá”, reforçou o parlamentar.

Raiva Animal
Segundo informações do Ministério da Saúde, a raiva é uma doença infecciosa viral aguda que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.

A raiva é de extrema importância para saúde pública devido a sua letalidade de aproximadamente 100%, por ser uma doença passível de eliminação no seu ciclo urbano (transmitido por cão e gato) e pela existência de medidas eficientes de prevenção, como a vacinação humana e animal, a disponibilização de soro antirrábico humano, a realização de bloqueios de foco, entre outras.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!