Após protesto, CEA diz que está estabilizando sistema

Companhia de Eletricidade do Amapá informou que problemas de carga causam as oscilações e que está atuando para estabilizar o fornecimento no Igarapé da Fortaleza, entre Macapá e Santana.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) informou, nesta quinta-feira (22), que está atuando para estabilizar o fornecimento de energia no Distrito do Igarapé da Fortaleza, comunidade entre os municípios de Macapá e Santana, onde moradores fizeram, na noite de quarta-feira (20), um protesto em razão dos prejuízos causados pelas seguidas quedas de tensão.

Na manifestação, a Rodovia Estadual JK, principal via de acesso à comunidade, foi interditada com barreiras formadas por madeiras e pneus, que foram queimados. O protesto causou enormes congestionamentos nos dois sentidos da via entre 18h e 20h. A pista só foi liberada após negociação dos manifestantes com a Polícia Militar.

Na manifestação, a Rodovia Estadual JK, principal via de acesso à comunidade, foi interditada com barreiras formadas por madeiras e pneus, que foram queimados. Fotos: Geiza Miranda

Moradores e comerciantes da região afirmam que sofrem há meses com a perda de eletrodomésticos e produtos alimentícios provada pelas quedas de energia. O estopim para a revolta da população ocorreu na terça-feira (20), quando, segundo os líderes do movimento, a energia foi e voltou 18 vezes.

Protesto resultou em grande engarrafamento

De acordo com a CEA, foi identificado problemas de carga na alimentação da comunidade, o que está causando as oscilações.

A companhia garante que equipes operacionais estão realizando manobras para evitar que mais consumidores fiquem sem energia. Além disso, está intensificando o trabalho de manutenção da rede elétrica em diversas áreas do município de Santana, como na área do Alimentador Icomi e na Área Portuária.

Equipes operacionais estão intensificando o trabalho de manutenção da rede elétrica em diversas áreas do município de Santana. Foto: Divulgação/CEA

A CEA também informou que está construindo dois novos alimentadores, sendo um na Subestação Santana e outro na Subestação da Área Portuária. Estas novas estruturas realizarão o remanejamento de carga e vão beneficiar o Igarapé da Fortaleza e outras áreas de Santana. A previsão é que estes novos alimentadores entrem em operação em até 30 dias.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!