Celulares roubados e recuperados no Iapen serão devolvidos aos donos

Caso alguma pessoa tenha sido roubada, furtada ou perdido o celular, deve procurar a delegacia mais próxima para registrar o acontecimento. (Foto: Rodrigo Índio)
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

A 1ª Delegacia de Polícia Civil da capital irá devolver aos donos, celulares que foram apreendidos dentro dos pavilhões no Instituto de Administração Penitenciaria do Amapá (Iapen).

Nesta primeira etapa devem ser entregues 82, dos mais de 1 mil aparelhos recuperados nas operações – que aconteceram nos dois últimos anos no presidio.

Os celulares são provenientes de furto, roubo ou até mesmo de perda, principalmente da capital. Vale ressaltar que a devolução só será feita às vítimas que registraram boletim de ocorrência e têm o número do IMEI (registro digital que o torna único e o protege).

“É o resultado do trabalho da segurança pública para combater o crime organizado. Realizamos a busca de material ilícito nos cárceres e no meio disso vem muito celular. Esses 82 celulares já foram identificados os legítimos donos, é uma resposta como forma de justiça social”, comentou Lucivaldo Costa, diretor do Iapen.

Lucivaldo Costa, diretor do Iapen. (Foto: Rodrigo Índio)

O trabalho acontece de forma conjunta entre as inteligências do sistema de segurança pública. Lucivaldo lembra que os outros aparelhos recuperados já estão de posse da Polícia Civil, que busca identificar os donos.

Em 2019, foram mais de 500 aparelhos apreendidos no Iapen, já em 2020 são mais de 400.

Ainda segundo o diretor, o Iapen melhorou o sistema de segurança e tem estudado reforçar o sistema.

“Temos investimentos em tecnologia e no servidor. Adquirimos scanner corporal, equipamento de raio-x, trabalhamos com detectores de metais pequenos e mais recentemente a instalação de bloqueadores de celulares”, detalhou Lucivaldo, para, em seguida, explicar por que o sistema ainda não tem eficácia.

“Por conta de situação técnica mesmo. Existe uma antena que joga uma frequência muito forte em cima do Iapen e isso tem atrapalhado o bloqueio de 100% do sinal. Já tem bloqueio, mas não de 100%, porém, as ações de combate são diárias”, finalizou.

Caso alguma pessoa tenha sido roubada, furtada ou perdido o aparelho celular, é orientado procurar a delegacia mais próxima para registrar o acontecimento.

Em 2019, foram mais de 500 aparelhos apreendidos no Iapen, já em 2020 são mais de 400. (Foto: Rodrigo Índio)

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!