Estado aumenta número de UTIs para covid-19

Serão 23 novos leitos, elevando para 68 o quantitativo disponível no Centro Covid do Hospital Universitário (HU), na zona sul de Macapá.
Compartilhamentos

O aumento recente de casos positivos para a covid-19, principalmente na capital, elevou o alerta do Estado para uma possível nova onda de coronavírus. Por isto, o Governo do Amapá ativou, preventivamente, mais 23 leitos intensivos para tratamento de pacientes na rede pública.

A informação foi confirmada pelo governador do Amapá, Waldez Góes, nesta sexta-feira, 23, quando a taxa de ocupação de leitos chegou a 60% – ou seja, 27 leitos ocupados dos 45 disponíveis.

Com isso, o espaço para tratamento de casos mais graves sobe para 68 leitos e a taxa de ocupação cai para 39,7%, dando um novo fôlego para a rede estadual – números atualizados até as 18h de sexta-feira.

De acordo com o último parecer técnico-científico do Estado, apenas os municípios de Laranjal do Jari e Oiapoque estão na faixa amarela, que representa baixo risco. Os demais, Macapá, Santana, Vitória do Jari, Pracuuba, Tartarugalzinho, Itaubal, Porto Grande, Ferreira Gomes, Mazagão, Cutias, Serra do Navio, Calçoene, Amapá e Pedra branca, ocupam a faixa laranja.

Góes informou que o governo também intensificará as fiscalizações para garantir que as medidas de prevenção e segurança sejam cumpridas, como o uso de máscaras e o distanciamento social.

O governador ressaltou, ainda, que o Centro Covid HU tem infraestrutura para abrigar até 136 leitos funcionando ao mesmo tempo e que o estado tem tudo pronto para ativar estes leitos caso seja necessário.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!