Por RODRIGO ÍNDIO
Durante uma bebedeira no interior do Amapá, um homem de 28 anos teve um ataque de fúria e acabou fazendo diversas vítimas da própria família. O caso aconteceu na comunidade de Igarapé Amazonas, localizada no distrito de Carapanatuba, área rural de Macapá, localizada na foz do Rio Macacoari, na última sexta-feira (2).
De acordo com o Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PM, após uma crise de ciúmes, Ronaldo Silva Santana desferiu uma terçadada na perna da esposa e no cunhado, que teve três dedos de uma das mãos decepados, e fez refém o próprio filho de 1 ano de idade.
“Eles passaram a noite ingerindo bebida alcoólica, em um determinado momento ele [Ronaldo] ficou com ciúmes de um outro rapaz que estava lá bebendo com eles. Ele se armou com o terçado, o cunhado dele interveio e acabou perdendo três dedos numa terçada. A esposa foi lesionada na perna direita. Ele, inclusive já tem um histórico agressivo contra a companheira, segundo a comunidade”, detalhou o tenente Willian Leite, porta-voz do Bope.
Após a confusão, Ronaldo Silva Santana manteve a esposa e o filho em cárcere privado. Foi necessário a presença da Companhia de Operações Especiais (COE) do Bope, composta por uma equipe de intervenção tática e um negociador, para que ele liberasse os reféns.
Como a região é de difícil acesso e o caso era urgente, o Grupo Tático Aéreo (GTA) deu apoio para um deslocamento de helicóptero até o local. A negociação foi bem sucedida e Ronaldo foi convencido a liberar a família. Em seguida, ele se entregou.
A criança, fisicamente, nada sofreu. A esposa do infrator foi levada para a unidade de saúde local. Já o cunhado, foi trazido às pressas para o Hospital de Emergência de Macapá antes mesmo da chegada da polícia, pois estava perdendo muito sangue.
Ronaldo foi apresentado à Polícia Civil, no Centro Integrado de Operações e Segurança Pública (Ciosp) do Bairro Pacoval, na capital.