Mortes, controle de imóveis e extorsão: facção era comandada de dentro do Iapen

A operação teve o apoio da Força Tática da Polícia Militar e do Grupo Tático Aéreo (GTA).
Compartilhamentos

Por OLHO DE BOTO

A Delegacia de Homicídios (Decipe) realizou no início da manhã desta quinta-feira (8) o cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão. O alvo eram integrantes de facções investigados por homicídios e também por extorquir e expulsar moradores de suas casas e depois se apropriar dos imóveis. A operação teve o apoio da Força Tática da Polícia Militar e do Grupo Tático Aéreo (GTA).

Dos 5 mandados de prisão, sendo que 3 foram cumpridos dentro do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) – onde os acusados já cumpriam pena por outros crimes e agora irão responder , também, por homicídio.

Os detentos que receberam voz de prisão dentro do Iapen foram John David Mendes de Oliveira, o Pato, Laudian da Silva Miranda e Arilson Souza Ferreira, o Saci.

“Eles estavam do Iapen delegando funções. Identificamos essas pessoas que estavam a serviços deles e hoje demos cumprimento a dois, sendo que um veio a óbito, o Espeto, que era uma das lideranças e foi um dos que assumiu o comando na área do Araxá, com crimes como homicídio, extorsão e o controle de imóveis”, explicou o delegado Luiz Carlos.

O Espeto, que assumiu o comando na área do Araxá, morreu numa troca de tiros com a polícia.

Os outros dois estavam no bairro Araxá, onde um veio a óbito em troca de tiros com a Força Tática, o Josivam Ferreira de Morais. Já Kleuson Nunes, o Mocotó, foi capturado e apresentado ao delegado titula da Decipe.

“O Mocotó era alvo da nossa investigação, com dois homicídios em que ele foi identificado como o autor. Eles andavam em bandos de 7 a 8 indivíduos e em um dos casos foram executar o membro de uma facção rival e acabaram executando uma vítima que não tinha nada a ver com essas guerras”, disse o delegado.

O Mocotó é apontado como o autor de dois homicídios.

Controle de imóveis

“Nos deparamos com situações assustadoras, como  uma casa que foi completamente desmontada e ficou apenas o terreno. Já em outro caso, o imóvel foi derrubado e outra residência foi construída no mesmo terreno”, relatou Luiz Carlos.

Segundo o delegado, o objetivo da organização é arrecadar dinheiro para a organização criminosa. Eles usam esses imóveis na região conhecida como Zeca Diabo, no bairro Araxá, para alugar, extorquindo os proprietários, forçando-os a pagar às facções para ter o direito de residir em suas próprias residências.

A investigação agora busca identificamos quem são os seus moradores e saber qual a ligação deles com essa organização criminosa.

 “Verificamos vários imóveis ali na região nessa situação, agora estamos tentando saber quem está morando, pra quem está pagando e de quem comprou e então tentar reaver a seus devidos proprietários”, finalizou o delegado Luiz Carlos.

A operação teve o apoio da Força Tática da Polícia Militar e do Grupo Tático Aéreo (GTA).

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!