PF usa drones ‘imperceptíveis’ para flagrar crimes eleitorais no Amapá

Os equipamentos de ponta foram testados e mostrados à imprensa nesta terça-feira (27), na área externa da sede da Polícia Federal em Macapá.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

A Polícia Federal vai usar drones em todos os estados brasileiros, inclusive no Amapá, para fiscalizar as eleições municipais de 2020, que terão votação em primeiro turno no dia 15 novembro.

Nesta terça-feira (27), durante treinamento que fez a captura real de imagens nas imediações da PF, na zona norte de Macapá, foram mostrados os equipamentos que serão utilizados no estado.

Drones irão sobrevoar zonas eleitorais, ajudando…

… policiais a fiscalizar e combater crimes como boca de urna, compra de votos e transporte irregular de eleitores. Fotos: Rodrigo Índio/SN

As cidades onde a tecnologia será implementada não foram divulgadas. Mas, os esforços serão empregados, principalmente, em Macapá e Santana.

De acordo com delegado e coordenador da PF nas eleições, Wilix Gabriel Pastor, o objetivo do uso de drones é auxiliar os policiais na prevenção e repressão de crimes.

Delegado e coordenador da PF nas eleições, Wilix Gabriel Pastor: objetivo é auxiliar os policiais na prevenção e repressão de crimes

“Os drones já são usados pela PF em outras ações, mas essa é a primeira vez que serão utilizados em eleições. Irão sobrevoar as zonas eleitorais, nos ajudando a fiscalizar e combater crimes como boca de urna, compra de votos e transporte irregular de eleitores. A vantagem é que poderemos acessar e visualizar o que está acontecendo em locais que a equipe de terra não teria acesso”, comentou o delegado.

Segundo ele, os equipamentos trazem tecnologia de ponta e são capazes de tornarem-se imperceptíveis ao voar em elevada altitude.

Em todo país a PF vai usar…

… mais de 100 drones nas eleições 2020

Em todo o país, a Polícia Federal vai utilizar mais de 100 aeronaves remotamente pilotadas como ferramenta para inibir a prática de crimes eleitorais, inclusive no turno da noite, já que os equipamentos contam com câmera termal.

As imagens capturadas serão transmitidas a uma equipe da Polícia Federal que estará preparada para adotar as medidas cabíveis diante de atividades suspeitas.

Com equipamentos, PF espera ficar no controle das eleições

Com isso, a instituição visa cumprir seu mister de polícia judiciária eleitoral, garantindo um pleito seguro para que os cidadãos possam exercer o seu direito de sufrágio.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!