Policial chora ao ver aluna assinar contrato para lutar nos Estados Unidos

Fally Vitória e descrita como um talento do MMA
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Nesta quinta-feira (22), Faelly Vitória Picanço Nascimento completa 19 anos, e recebeu um presente inesquecível. A jovem assinou contrato para ser a mais nova lutadora de MMA de uma organização nos Estados Unidos.

A assinatura simbólica ocorreu no auditório do 2° Batalhão da Polícia Militar. O capitão Wanderson Pantoja, idealizador e professor do projeto social em que a atleta participa, não conteve a emoção.

“É uma satisfação muito grande, quem ama esse esporte sabe o quão é difícil assinar contrato com evento internacional. Quando botei os olhos nela vi que ali havia um talento que era uma joia rara que precisava apenas ser lapidada. Estou muito orgulhoso”, disse chorando o militar, conhecido no meio das artes marciais como panda.

O contrato é de 36 meses a partir da primeira luta de Faelly Vitória prevista após os trâmites burocráticos. O policial lembra que foi taxado de louco quando criou o projeto.

“Lá atrás quando iniciei esse projeto, sempre pensei que dali sairiam homens e mulheres de caráter e pessoas bem sucedidas. Muitas pessoas sorriam, debochavam e continuei com um sonho de colocar alguém no MMA ou no UFC, e hoje isso é realidade”, orgulhou-se o militar.

Coordenador do projeto não conteve a emoção. Fotos: Rodrigo Índio

História de inclusão

Em 2016, através de uma amiga, Faelly Vitória conheceu o programa social ‘Nocauteando as drogas e finalizando a violência’, desenvolvido com o apoio do 2° BPM, na zona norte de Macapá. Foi ali que ela descobriu o amor pela luta.

“Eu pensava que tinha que pagar mensalidade, porque a maioria das academias de luta são assim, então evitava participar por não ter como pagar. Descobri que era projeto social, passei a participar, me empenhei e hoje estou vivendo essa alegria imensurável”, lembra a atleta.

Projeto Nocauteando as Drogas faz a diferença

De família humilde, Faelly sempre foi dedicada. Após anos seu o desempenho chamou a atenção da Invicta Fighting Championships – organização norte americana de artes marciais mistas, que promove apenas o MMA feminino.

“É um presente não só para mim, mas para meu professor, meus amigos e minha família. Segurei os treinos e irei dar meu melhor. Para quem tem sonhos, nunca desista, corra atrás e se dedique, logo será recompensado”, finalizou Faelly Vitória.

De infância difícil, a jovem foi criada junto com dois irmãos somente pela mãe Francisca Lemos Picanço, de 38 anos. 

“Quero agradecer pelo professor Wanderson ter aparecido na vida da minha filha, porque um bairro de periferia ter estrutura e ensinamentos iguais os repassados por ele é difícil de acontecer. Tenho o coração cheio de orgulho dela e de gratidão a ele”, comentou Francisca.

Francisca e a filha

Projeto Social

Fundado em abril de 2013, o projeto ‘Nocauteado as drogas e finalizando a violência’ trabalha com a população de vulnerabilidade social na zona norte de Macapá.

Tem como lema transformar pessoas teoricamente ‘fracas’ em ‘fortes’. Em 7 anos, já atendeu cerca de 700 crianças e adolescentes.

Os treinos que acontecem na Avenida Cid Borges Santana, n° 1457, no Infraero 2, estão suspensos por conta da pandemia.

Durante a solenidade, outros jovens foram homenageados por aprovações em concursos públicos e por desempenho que lhes rederam bolsas.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!