Presidente do TCE é alvo de operação da Polícia Federal

PF investiga crimes relacionados ao período em que o conselheiro era deputado corregedor da Alap
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

A casa do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Michel Harb, foi alvo de um mandado de busca e apreensão, na manhã desta sexta-feira (2), no âmbito da Operação Kraken, deflagrada pela Polícia Federal e Ministério Público Federal.

A assessoria do presidente do TCE ficou de emitir uma nota de esclarecimento por volta das 11h, mas negou de antemão que os fatos investigados tenham a ver com o tribunal.

A PF divulgou poucas informações. Apenas que a operação ocorreu simultaneamente em Ananindeua (PA) e Macapá com apoio de 40 policiais para o cumprimento de 9 mandados de busca.

Os crimes investigados são fraudes em licitação para negociação de créditos tributários fictícios. Os órgãos, empresas e pessoas envolvidas não tiveram os nomes investigados, mas o Portal SelesNafes.Com apurou que uma das empresas alvo dos mandados foi a Bernacom, já investigada pela PF na Operação Créditos Podres.

A operação, que teve várias fases em 2016, revelou um esquema que lesou em R$ 11 milhões os cofres da Assembleia Legislativa do Amapá, período em que Michel JK ainda era deputado estadual e corregedor responsável pela gestão da Alap. O presidente era Moises Souza.

Uma das empresas onde os policiais cumpriram mandados foi a Bernacom. Foto: Polícia Federal/Divulgação

“A investigação, que se iniciou a partir da análise de material apreendido oriundos de outras operações, investiga grupo de pessoas que burlava o caráter competitivo das licitações, com a utilização de empresas de fachada e negociava créditos tributários inexistentes. Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de corrupção ativa e passiva, fraude à licitação e organização criminosa. Se condenados, poderão cumprir pena de 36 anos de reclusão”, divulgou a PF.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!