Santana volta atrás e também proíbe aglomeração de campanha

Entre as proibições estão bandeiradas, passeatas, adesivaçõs, entre outras atividades de campanha eleitoral. Situado a 17 km de Macapá, município tem classificação de risco vermelha.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Sendo um dos quatro municípios anunciado como estando em classificação de risco vermelha, Santana, distante 17 quilômetros de Macapá, voltou atrás e também adotou a proibição de eventos políticos que gerem aglomeração nas ruas da cidade.

As regras e definições estão contidas no decreto 1346/2020, da manhã desta sexta-feira (30), que foi editado após reunião do comitê de combate ao coronavírus no município. A cidade tem tradição de ter campanhas políticas muito agitadas e movimentadas, e as bandeiradas e caminhadas vinham dando a tônica das últimas semanas.

Caminhadas com aglomerações também estão proibidas. Fotos: Redes Sociais

Recuo

O decreto significou um recuo da administração do município. Na quarta-feira (28), um dia após o anúncio feito pelo governador Waldez Góes de que a situação havia piorado e das medidas e do retorno de medidas de distanciamento social mais duras, a Prefeitura Municipal de Santana editou o decreto 1345/2020.

Neste decreto, havia regras que “disciplinavam” as condutas em campanhas eleitorais, como a participação de no máximo 80 pessoas em caminhadas e bandeiras. Portanto, o decreto de hoje está, de fato, ratificando e seguindo as normas do decreto estadual, assim como fez Macapá. O prazo para uma nova avaliação é o mesmo.

Regras

As regras, no geral, acompanham as regras do decreto estadual. Estão proibidas carreatas, caminhadas, adesivaços, bandeiradas, passeatas, caminhadas. Os comitês, porém, podem manter-se funcionando e os candidatos podem fazer reuniões administrativas com suas equipes.

O decreto aconselha que candidatos com sintomas de gripe não mantenham contato com ninguém e procurem atendimento médico imediatamente. A adesivação, sem aglomeração, nos comitês, também está permitida.

Finados

No feriado do Dia de Finados, na próxima segunda-feira (2), diferentemente de Macapá, onde os cemitérios não irão abrir para a visitação pública, em Santana vai permitir público. A PMS informou, porém, que haverá uma fiscalização rigorosa acerca do distanciamento social e das medidas sanitárias de higiene.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!