Por OLHO DE BOTO
Três detentos foram parar no Hospital de Emergências de Macapá depois uma tentativa de fuga ocorrida na noite desta quarta-feira (21), no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).
Era por volta de 22h quando o trio, que estava no Pavilhão de Triagem – onde atualmente ficam presos separados por suspeita de contaminação do novo coronavírus – resolveu escalar uma muralha de 8 metros de altura, usando uma corda artesanal feita com lençóis e roupas, a chamada “Tereza”.
De acordo com o policial penal Cantuária, do Grupo Tático Prisional (GTP), atentos à movimentação, os sentinelas que estavam nas guaritas agiram rápido e emitiram alertas.
Mas, mesmo assim, os detentos insistiram e quando já estavam quase completando a escalada, a corda se rompeu e os detentos caíram. Na queda, ficaram bastantes lesionados.
Eles foram socorridos ao hospital e depois levados para exames na Polícia Técnico-Científica (Politec).
Entre os detentos que tentaram fugir está Luiz Costa Wanzeler Neto, criminoso bastante conhecido pelas práticas de furto, roubo e tráfico de drogas. Segundo a Polícia Penal, ele já tentou fugir mais de três vezes do presídio.
Na tentativa desta quarta-feira, Wanzeler estava na companhia de Taylon Rafael Araújo da Luz e Higo Thiago Benício Sanches.
Taylon foi preso no Conjunto Cidade Macapaba, zona norte de Macapá, na semana passada. Segundo a PM, ele e mais três assaltantes haviam invadido uma casa no Bairro Açaí e roubaram vários objetos, sendo presos em seguida. Além desse crime, ele também tem passagens por outros roubos, furto, tráfico de drogas e homicídio. É considerado altamente perigoso.
Após procedimentos médicos, os três retornaram ao Iapen.