Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA
O uso de drogas pode ter sido a causa do incêndio ocorrido na tarde desta sexta-feira (2), no prédio da antiga Tv Mani, na Rua Inspetor Antônio Oliveira, no bairro Universidade, zona sul de Macapá. As altas labaredas assustaram moradores das redondezas.
O fogo começou por volta de 15h30 e consumiu pelo menos dois cômodos da antiga televisão, onde também já funcionou o Canal Legislativo, – antiga iniciativa de comunicação da Assembleia Legislativa do Amapá.
As chamas foram debeladas rapidamente, em cerca de 15 minutos. Porém, por volta das 17h45, o Corpo de Bombeiros do Amapá foi acionado novamente, pois havia resquícios de fogo resistindo no local.
“Segundo os solicitantes, possivelmente, o fogo teria começado a partir de um uso de drogas indevido no prédio, que está abandonado há um tempo. Dois cômodos foram bastante comprometidos, uma vez que havia aqueles isolantes acústicos feitos de material altamente inflamável e que gera uma fumaça muito tóxica”, explicou o capitão Tomás do CBMAP.
O telhado foi totalmente comprometido e os bombeiros estimam que as chamas alcançaram o calor de 800°C, por isso, também fizeram soltar parte do concreto de algumas paredes do imóvel.
O segundo momento do combate ao incêndio, rapidamente eliminou todo o fogo.
Reclamação da vizinhança
Moradores e vizinhos do imóvel abandonado expressaram insatisfação com o perigo que o prédio gera aos arredores da comunidade. Segundo eles, além de viciados consumindo drogas diariamente no local, já ocorreram diversos crimes lá, desde roubos até assassinato
Os proprietários já foram procurados, e os vizinhos registraram boletim de ocorrência e, mesmo assim, nada foi feito.
“Já tem um abandono de cinco anos. A gente liga, vizinho já registrou B.O, mas falam que não podem fazer nada. É entrada de bandido direto. Usuários de drogas usam o lugar e isso aconteceu [o incêndio], porque usuários de drogas entraram aí pra fumar a droga deles e pegou. Já entraram aqui em casa, roubaram, e parece que porque isso é coisa de político, ninguém faz nada”, declarou a moradora Isa Dias.
A vizinhança afirma que o prédio seria de propriedade do ex-senador Gilvan Borges, informação que a reportagem não conseguiu confirmar no telefone da responsável pelo imóvel que foi repassado por vizinhos.
Outro morador, que preferiu não se identificar, disparou:
“Há dois ou três meses, ocorreu um assalto e teve um óbito aqui dentro dessa Tv Mani, devido ao acúmulo de drogas, acúmulo de usuários e foi devido a isso, a usuários de drogas que estavam aí em cima, como foi visto, que eles tocaram fogo aí. Quase causa uma tragédia muito grande pra toda a vizinhança”, reclamou o morador.
Foto de capa: Reprodução/Redes Sociais