230 toneladas de lixo entupiam canais e bueiros

Em apenas dois dias, equipes de limpeza da prefeitura retiraram a grande quantidade de sujeira dos sistema de escoamento de águas das chuvas de Macapá.
Compartilhamentos

Equipes de limpeza da Prefeitura de Macapá correm contra o tempo para desobstruir canais e boieiros dos sistema de escoamento de águas pluviais diante da possibilidade de uma nova tempestade cair na capital do Amapá.

O Centro Nacional de Alertas de Desastres Naturais (Cenaden) emitiu um comunicado à Defesa Civil avisando sobre o risco de fortes chuvas voltarem a cair na cidade, como a que provocou, no domingo (22), 40 pontos de alagamentos e grandes transtornos.

carcaças de eletrodomésticos, pneus, garrafas PET e de vidro, e até lixo domiciliar, se acumulavam nas margens do canal. Fotos: Ascom/PMM

Nos últimos dois dias, os garis retiraram cerca de 230 toneladas de lixo arrastados pelas chuvas até bueiros e canais. A obstrução de todo tipo de entulho, desde garrafas pet até carcaças de eletroeletrônicos, provoca os alagamentos.

Em alguns locais, foi necessário o uso de máquinas retroescavadeiras, escavadeira hidráulica e caçambas para retirada do lixo. Só do canal das Pedrinhas com a rodovia Juscelino Kubitscheck, 90 toneladas de entulho foram removidas.

Equipes precisaram usar uma retroescavadeira

Restos de materiais de construção, móveis, carcaças de eletrodomésticos, pneus, garrafas PET e de vidro, e até lixo domiciliar, se acumulavam nas margens do canal.

Máquinas fazem a dragagem retirando o lixo e o excesso de lama. Além disso, todo o mato que se acumula ao redor do canal está sendo roçado e retirado. O serviço é realizado pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana.

Gari retira lixo do canal da Raimundo Álvares

Na extensão do canal do Beirol, o volume de lixo retirado chegou a 52 toneladas. No canal do bairro Nova Esperança, além do trabalho com o auxílio de caçambas e escavadeira hidráulica, profissionais precisaram fazer o serviço manual pela grande quantidade de garrafas PET, sacolas plásticas e mato.

No canal do bairro Nova Esperança, grande quantidade de garrafas pet

Ao longo do canal da Raimundo Álvares da Costa, 36 toneladas de entulho foram retiradas. No entorno do deck da Rua Hildemar Maia, durante a limpeza, 7 toneladas foram removidas pela prefeitura, entre copos descartáveis, papelão e vidro.

A Zeladoria Urbana pede que a população denuncie a prática ligando para o Disk Denúncia, pelo número (96) 99970-1078.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!