A solidariedade em meio ao caos

No caos amapaense, uma família do Bairro Beirol, na zona sul de Macapá, abriu sua casa para familiares, amigos, vizinhos e desconhecidos.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Com mais de 90% da população sem energia elétrica, com itens que começam a faltar nos mercados, mais uma vez é a hora de surgirem exemplos da solidariedade entre amapaenses. E eles têm surgido.

É um vizinho que leva comida, outro que abre as portas para dividir água ou que empresta um mosqueteiro. A solidariedade é capaz, de emergir, até durante guerras.

Como os vizinhos não têm poço artesiano, logo a ajuda começou

No caos amapaense, uma família do Bairro Beirol, na zona sul de Macapá, abriu sua casa para familiares, amigos, vizinhos e desconhecidos.

No primeiro dia, Thayna e Yasmin Cuevo, relatam que todos ficaram “no mesmo barco”, sem energia elétrica e, sem aviso prévio, zerado em seu estoque de água, porém, no dia seguinte a energia elétrica voltou. Com isso, a bomba pôde funcionar e encher as caixas e cisternas.

Thayna e Yasmin Cuevo, relatam que todos ficaram “no mesmo barco”, sem energia elétrica

Como os vizinhos não têm poço artesiano, logo a ajuda começou. Vários baldes e galões, água para todo mundo que chegar. Até carro que ia passando na rua parou para pegar um pouco.

“No segundo dia, a gente encheu nossa caixa e no mesmo dia falamos: olha, enchemos nossa caixa, quem quiser vir pegar, tranquilo”, contou Yasmin.

Vários baldes e galões, água para todo mundo que chegar

Corriqueiro e abrigo

Thayma relembrou que não é a primeira que isso ocorre. Outras vezes em que falta água, o que ela afirma ser constante, os vizinhos também recorreram ao poço artesiano da casa, que fica a cerca de 500 metros do Rio Amazonas.

A família não se descuidou da covid-19 e as placas alertando sobre o uso de máscara, está afixada na parede de entrada. Além disso, um mini “escritório” foi montado, com tomada, carregador e computador para as pessoas que precisam se comunicar com parentes ou o trabalho.

Larrissa: “Água, precisamos para tudo”

“Nesse momento que estamos vivendo um período caótico, a solidariedade é superimportante. Se a gente não se unir, a gente sabe que tem o privilégio de estar com energia, mas estamos sem água e contamos com a solidariedade deles aqui. Água, precisamos para tudo, né, e nós cedemos também nossa casa para nossos familiares que estão em um bairro que não tem energia elétrica”, contou Larissa Emily, de 26 anos.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!