Empresária tem candidatura negada pelo TRE

Aliany Favacho (Avante) teve as contas de 2018 julgadas não prestadas
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Por unanimidade, os juízes do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) mantiveram sentença da 10ª Zona e indeferiram a candidatura da empresária Aliany Favacho (Avante) à vereadora de Macapá. Foi durante o julgamento de um recurso interposto pela defesa dela.

Aliany foi candidata à deputada estadual pelo PHS em 2018, mas o tribunal julgou não prestadas as contas da campanha. A defesa, no entanto, ingressou com recurso eleitoral alegando que a situação dela vem sendo discutida num outro processo que apura suposta irregularidade na citação judicial da empresária.

No julgamento do recurso, no entanto, o Ministério Público do Estado deu parecer pelo indeferimento.

“Conceder razão às alegações apresentadas pela recorrente significaria atacar frontalmente o princípio processual da segurança jurídica, vez que, a candidata teve sua ação de prestação de contas transitada em julgado, respeitando as peculiaridades processuais do processo eleitoral”, disse o procurador eleitoral.

No site do TSE, situação é de “indeferimento com recurso”

O relator do recurso, juiz Jâmison Monteiro, avaliou que a decisão que julgou não prestadas as contas impede o candidato de “obter a certidão de quitação eleitoral durante o curso do mandato ao qual concorreu, persistindo esses efeitos, após esse período, até a efetiva apresentação das contas”.

Aliany não chegou a receber recurso público do fundo especial de campanha para a eleição de 2020.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!