Para evitar novos transtornos deixados pela tempestade que caiu em Macapá no fim de semana, a prefeitura da capital intensificou desde a segunda-feira (23) os serviços de limpeza e desobstrução de boieiros para evitar que mais pontos de alagamentos sujam.
Chove em Macapá desde o domingo (22), quando foram registrados 40 pontos de alagamento, segundo a Defesa Civil estadual. Na segunda e terça-feira (24), chuvas voltaram a cair, mas com menor intensidade.
Segundo a prefeitura, em alguns pontos, equipes da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana precisaram do auxílio de máquinas para fazer a remoção do lixo que estava obstruindo a saída das águas.
Os pontos mais críticos são os canais do Beirol, Santa Rita e Nova Esperança, entorno do Deck da Rua Hildemar Maia, canal da Rua Professor Tostes com a Avenida Procópio Rola, Raimundo Álvares da Costa, Novo Horizonte e Bosque do Conjunto Ipê.
No centro da cidade, os trabalhos precisaram ser redobrados. Na entrada de alguns bueiros há um volume grande de papelão, dificultando o escoamento da água da chuva.
Na Avenida 13 de Setembro, bairro Nova Esperança, uma grande quantidade de lixo foi retirada, maioria garrafas e sacolas plásticas. O trabalho precisou acontecer de forma manual devido ao difícil acesso ao local. Toda a extensão do canal recebeu a limpeza. Cerca de 30 toneladas de entulho foram removidas.
Já no canal do Beirol com a rodovia Juscelino Kubitscheck, os profissionais precisaram do auxílio de uma escavadeira hidráulica e retroescavadeira para a desobstrução do canal, que estava coberto de lixo e de densa vegetação.
A ação tem como objetivo melhorar o escoamento das águas no período de chuvas, evitando alagamentos nas vias e residências próprias.
A medida é feita de forma preventiva e a prefeitura pede que a população denuncie a prática ligando para o Disk Denúncia, pelo número (96) 99970-1078, ou se dirigir ao prédio da Zeladoria, localizado na Avenida Maria Quitéria, nº 317, Bairro do Trem.