Mesários são substituídos em Santana por suspeita de covid

O município, que integra a Região Metropolitana de Macapá, é o maior colégio eleitoral do Amapá neste domingo (15), com 78.332 eleitores aptos a votar.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Com portões abertos às 7h da manhã e votação iniciada às 7h10, a eleição no município Santana, a 17 quilômetros da capital, prossegue sem nenhum problema com urnas ou falta energia. Por outro lado, mesários voluntários precisaram ser substituídos.

O município, que integra a Região Metropolitana de Macapá, é o maior colégio eleitoral do Amapá neste domingo (15), com 78.332 eleitores aptos a votar, já que em Macapá, que agrega maior número de eleitores no estado, a votação foi adiada.

Segundo o juízo da 6ª Zona Eleitoral, mesários voluntários…

… precisaram ser substituídos. Fotos: Rodrigo Índio/SN

As 120 urnas estão em efetivo funcionamento em Santana, esta é mesma quantidade de seções eleitorais nas zonas rural e urbana. Há de 26 a 30 urnas de retaguarda, prontas para substituir alguma que eventualmente apresente problema.

De acordo com a juíza da 6ª Zona Eleitoral de Santana, Aline Conceição Cardoso de Almeida Perez, foi feita uma sessão pública que carregou, lacrou e auditou todas as urnas, o que ajudou a evitar problemas durante a votação. Entretanto, não houve o comparecimento de diversos mesários.

“Tivemos algumas situações em que tivemos que substituir em cima da hora. Nós já tínhamos mesários a mais para fazer essas substituições. Fomos pegos de surpresa com muita gente relatando sintomas de covid-19”, explicou a juíza Aline Perez.

Juíza da 6ª Zona Eleitoral de Santana, Aline Conceição Cardoso de Almeida Perez: “A gente acredita que lá pras 19h ou 20h já devemos conhecer o prefeito ou prefeita”

A magistrada detalhou ao portal SelesNafes.Com que a votação será finalizada às 17h e as mídias serão transportadas ao cartório eleitoral, onde serão totalizadas. O que deve atrasar a apuração são as urnas das áreas rurais, que demoram mais de 1h para chegar depois da zona urbana.

“A gente acredita que lá pras 19h ou 20h já devemos conhecer o prefeito ou prefeita e os vereadores”, finalizou Aline Perez.

Crimes eleitorais já foram constatados, mas só serão detalhados nas próximas horas.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!