“O Amapá já é um Estado violento”, diz João Frota, agora em novo canal

Frota muda o Plantão Policial para a TV Cidade e diz que no Amapá o policial é preparado, mas a polícia tem dificuldades
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Há quase duas décadas e meia, o cearense João Frota, de 57 anos, retrata o lado mais violento da sociedade. Depois de passagens por emissoras de rádio do Amapá, ele passou um longo período na TV Tucujú (afiliada da Rede TV) com o programa Plantão Policial. A partir da próxima terça-feira (3), a atração muda para a TV Cidade, Canal 2.1, às 20h, de segunda a sexta-feira.

Pai de três filhos já adultos, que vivem em Fortaleza, João Frota é divorciado há 18 anos. Em 2010, chegou em Macapá para assessorar uma campanha política, e decidiu ficar de vez por aqui.  

Quando nasceu o programa Plantão Policial?

No dia 1º de outubro de 2010. Decidimos que era hora de fazer um programa policial diferenciado em emissoras de rádio. Como deu certo, estamos há mais de 10 anos, agora na TV.

Diferenciado em que sentido?

A gente faz a reportagem na rua, mas sempre o comentário é da autoridade maior, seja o delegado, oficial da polícia, juiz, promotor…assim a informação é mais ampla para quem estiver acompanhando.

Ao lado do padre Paulo, nos primeiro anos em Macapá

Então existe uma prioridade editorial maior para as autoridades?

Com certeza. A participação policial é maior porque as pessoas as vezes reclamam que os programas só falam de morte. Nós damos a notícia cotidiana, só que de forma mais ampliada.

Você conhece a realidade de outros estados. O Amapá já pode ser considerado um estado violento?

Com certeza. Temos uma capital-estado, onde a violência tem sido diária. Observamos que ainda há deficiência no policiamento ostensivo, na investigação…

Com os companheiros Jair Zemberg, Bolero Neto e o então comandante da PM, coronel Carlos Souza

Entre coronel Carlos e o então secretário de Segurança, coronel Calandrine

O que você acha da polícia daqui?

Temos policiais muito preparados, mas com dificuldade de logística. Mas hoje estamos vendo um investimento grande nessa estrutura que deve melhorar, mas precisamos de polícia na rua. Existe uma máxima terrível que diz: “quando a polícia está perto, incomoda. Quando está longe, faz falta”. A polícia na rua por si só intimida a criminalidade.

Plantão Policial sai da TV Tucujú. Foto: Seles Nafes

Por que a mudança de emissora?

Por causa do horário. Estamos aumentando o tempo do programa para 1h30min, assim teremos mais espaço para notícias e entrevistas. Estamos indo pra uma emissora com imagem em HD.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!