Reinfectado com a covid-19, ex-secretário de Saúde é transferido

Jardel Nunes pode ser confirmado como primeiro caso oficial de reinfecção da doença no Amapá
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O ex-secretário de Saúde do Amapá, Jardel Nunes, 57 anos, foi transferido em uma UTI aérea para Brasília, na madrugada deste domingo (1º), depois da confirmação de que foi reinfectado com o novo coronavírus. Pode ser o primeiro o caso oficial no Estado.

Jardel foi secretário de Saúde do Amapá em gestões do PSB, e nos últimos anos vem trabalhando como consultor parlamentar.

Há três meses, ele teve o novo coronavírus, mas se recuperou bem. Nos últimos dias, ele voltou a apresentar sintomas e foi diagnosticado junto com a esposa, que é enfermeira e trabalha na rede de saúde de Macapá.

O exame de tomografia demonstrou que ele está com 75% do pulmão comprometido. Jardel Nunes é cardíaco.

O filho de Jardel, Pedro Jorge Nunes, informou que o ex-secretário chegou andando e conversando ao Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre, e já se encontra internado em Brasília (DF).

“Ele não foi bem, mas está bem amparado. Ele não foi daqui muito mal, como estão dizendo”, garantiu. 

Dorinaldo, da SVS: causa de reinfecção ainda estão sob estudo Foto: Marco Antônio P. Costa/SN

O Portal SelesNafes.Com conversou com o superintendente de Vigilância em Saúde (SVS), Dorinaldo Malafaia, neste domingo (1º).

Sobre as causas de reinfecção, ele diz que não ainda existe tecnologia capaz de identificar se os pacientes estão sendo acometidos por uma mutação do vírus.

Também existe outra tese.

“Já existem estudos que indicam que alguns pacientes não desenvolvem anticorpos suficientes para ficar imunizados, essa me parece ser a explicação mais lógica”, explicou.

Sobre outros pacientes possivelmente reinfectados no Amapá, Dorinaldo Malafaia diz que se tratam apenas de suspeitas, mas que ainda não há confirmação oficial.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!