Por SELES NAFES
Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), órgão federal responsável pela fiscalização do setor, revelam que 80,7% da internet do Amapá é fornecida por fibra ótica. É o maior índice do Brasil.
A média nacional, segundo a Anatel, é de 44%. Seis anos atrás, o Amapá tinha apenas 2% de conexões de banda larga por fibra ótica. Atualmente, são mais de 108 mil domicílios.
Dependendo da estrutura e link do provedor, a fibra ótica não tem limite de velocidade porque é luz. Por isso, algumas empresas oferecem planos de até 1 giga.
Pela legislação, empresas que detém pelo menos 5% do mercado nacional têm a obrigação de entregar uma média de 80% da velocidade contratada e no mínimo 40%, o que hoje é possível com a estabilidade proporcionada pela fibra ótica.
Rapidez
Outro dado interessante a ser analisado é a evolução da velocidade da conexão no Amapá. De acordo com o site minhaconexao.com.br, portal que mede o desempenho dos provedores em todo o país, as conexões de maior velocidade no Estado são das empresas:
Você Telecom – 66.6 Mbps (megabytes por segundo)
Velox – 32.3 Mbps
Webflash 23.3 Mbps