Menino só consegue caminhar na ponta dos pés

Garoto, que mora em Macapá, e corre contra o tempo para conseguir operar antes que o problema se torne irreversível.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

A “marcha na ponta dos pés”, ou simplesmente as crianças que caminhas com a ponta dos pés é uma condição que pode estar associada ao TEA – Transtorno do Espectro Autista. Este é o caso do menino Angellus Rick Brito Maciel, de 10 anos de idade, que precisa de uma cirurgia para corrigir o problema.

A batalha de uma família com crianças com autismo é cheia de percalços e desafios. Um dos primeiros, é o diagnóstico. Entre a observação da família das diferenças da criança, até que se encontrem os especialistas, sejam realizados os exames, leva-se tempo. E dinheiro.

Desde os quatro anos de idade o menino caminha…

… na ponta dos pés. Ele não joga bola

Por isso, muitas vezes, a família não tem acesso a um acompanhamento adequado. No Amapá, não é abundante a oferta do serviço público de saúde para esta especialidade, e esse é o caso de Angellus, morador de Macapá.

Sua mãe, Rosália Lourenço da Silva, de 31 anos, mora com a mãe e com Angellus. Ela conta que a cirurgia tem que ser feita o mais rápido possível. Desde os quatro anos de idade o menino caminha na ponta dos pés. Ele não joga bola, mas anda de bicicleta. Angellus tem o tendão encurtado.

A cirurgia tem que ser feita o mais rápido possível

Corrida contra o tempo

O ideal era que o garoto tivesse tido acompanhamento com fisioterapeutas desde a primeira infância, mas a questão financeira nunca permitiu. Rosália se organizou, conseguiu pagar os exames pré-operatórios e arcar com as despesas de consultas e agora quer que o filho consiga realizar a cirurgia na rede particular.

Sem trabalhar no momento, ela resolveu recorrer à ajuda dos amigos e de pessoas que, mesmo que não a conheçam, possam ajudar nesse momento. A quantia para a realização é de R$12 mil. E, além disso, há a questão do prazo.

Angellus tem o tendão encurtado

“Nós pretendemos levantar esse dinheiro, ou a parte que for possível dele, até o dia 15 [de dezembro], porque a médica disse que já está indo embora em janeiro, e ela, que já atendeu na rede pública, é a única especialista desses casos para crianças no Amapá, e agora ela está atendendo só no particular, que é o São Camilo”, explicou Rosália.

Qualidade de vida

A mamãe esclarece que a cirurgia seria muito importante na vida do filho e, é claro, de toda a família. Além da qualidade de vida e do ganho da locomoção, nas características motoras de Angellus, ele também poderia parar de sentir as dores nas costas que já sente.

Menino sofre com calos e dores nas costas

“Para ele vai ser muito bom, porque ocasiona já certa dor, nessa parte de baixo dos pés dele e na lombar. Iria ser maravilhoso vê-lo andando os pés totalmente em sapato”, finalizou Rosália.

Para ajudar, as contas e o link da coleta online são os seguintes:

Banco do Brasil

Agência: 2825-8

Conta corrente: 57145-8

Pix: 96 981447386

Caixa Econômica Federal

Agência:0658

Conta poupança:20886-8

Operação: 13

Pix: [email protected]

vaka.me/1582456

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!