Já está em funcionamento na Unidade Básica de Saúde Marcelo Cândia, na zona sul de Macapá, a sala de raio-X digital, que possui uma captura de imagem de até três segundos.
O equipamento, que foi entregue pela Prefeitura de Macapá no dia 22, custou ao Município um investimento de aproximadamente R$ 300 mil.
A ferramenta digital inclui o aparelho fixo digital, um detector digital 35×43, conjunto radiológico, detector digital 630ma x 125kv e detector digital 43×43 sem fio flat panel. Trate-se de uma imagem de altíssima qualidade, que pode ser enviada em tempo real para qualquer local.
O prefeito de Macapá, Clécio Luís, ressaltou que equipamento de radiologia digital diminui o tempo de espera do paciente e do técnico, aumentando a produtividade.
O sistema permite otimizar o fluxo de trabalho em até 60% à frente dos sistemas convencionais.
A ferramenta é ideal para a unidade de saúde na criação de imagens radiográficas de alta resolução para diagnósticos do esqueleto, crânio, tórax, abdômen, entre outros, possibilitando a variedade de movimentos e configurações. As imagens podem ser obtidas com o paciente em posição vertical, horizontal ou em cadeira de rodas.