Uma ação conjunta dos Ministérios Públicos Federal e Estadual do Amapá foi ajuizada nesta quinta-feira (28) pedindo à Justiça o afastamento imediato do secretário de saúde de Serra do Navio, Randolph ‘Scooth’ Pinheiro da Silva, por ter furado a fila da imunização contra a covid-19.
A foto dele tomando a primeira dose da CoronaVac foi amplamente divulgada nas redes sociais.
Na ação, os MPs pedem, também, o afastamento da esposa dele, Regiane Gurgel, que é assistente social do município e também foi fotografada sendo imunizada sem pertencer ao grupo prioritário da 1ª etapa, que são os profissionais da linha de frente no combate ao vírus e idosos institucionalizados. O casal foi denunciado por improbidade.
Além do afastamento dos cargos públicos, os órgãos querem que a justiça aplique multa de R$ 10 mil por aplicação que não observe os Planos Nacional e estadual de Imunização.
Os promotores e procuradores defendem que o afastamento é necessário para resguardar o interesse público e a probidade administrativa.
Serra do Navio recebeu apenas 89 unidades da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan de São Paulo, em parceria com o Laboratório chinês Sinovac.
Para garantir que casos simulares voltem a acontecer, os MPs querem que o município seja obrigado a apresentar, ao final de cada etapa de vacinação, a identificação completa de cada pessoa imunizada.
Os órgãos pedem, ainda, que, ao final do processo, o casal seja condenado ao pagamento de R$ 50 mil a título de indenização pelo dano moral à coletividade.